terça-feira, 31 de maio de 2011

Homens novos para um mundo novo: nasce a Faculdade Canção Nova

Adriana Ferreira da Silva
  Hoje em dia, é importante possuir ensino superior para conseguir um bom emprego e uma melhor posição social. No entanto, a relevância de um curso superior não se resume apenas às oportunidades profissionais e sociais que surgem na vida de quem acabou de se formar numa determinada área. A faculdade também é uma espécie de "nascente". Nela, nascem os futuros formadores de opinião em nossa sociedade.


A Canção Nova - sempre atenta à qualidade do ensino das novas gerações - tem uma grande contribuição a oferecer, neste sentido, com a criação da Faculdade Canção Nova. Nela, serão preparados profissionais gabaritados e também novos formadores de opinião, capazes de conciliar a teoria com a prática. E tudo isso à luz dos valores cristãos.

Adriana Ferreira da Silva, membro do corpo docente e coordenadora do curso de Rádio e TV do local, fala sobre esta grande novidade e esclarece dúvidas sobre a Faculdade Canção Nova. Confira!



cancaonova.com: Por que a Canção Nova resolveu investir na criação de uma faculdade e como se deu esta iniciativa?

Adriana Ferreira: A Fundação João Paulo II é uma entidade filantrópica. Os objetivos estatutários dessa entidade já apontam para esta direção: a promoção da educação escolar e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos, cujo lema é: “Formar homens novos para um mundo novo”. Monsenhor Jonas Abib foi percebendo as necessidades do município de Cachoeira Paulista (SP) e região e, desta forma, idealizou o Instituto Canção Nova. Nessa mesma época, um promotor público – que trabalhava na recuperação de menores – pediu que a Canção Nova o auxiliasse nesse trabalho. O Eto – administrador da Fundação João Paulo II – disse que assumiria esta iniciativa com a condição de que estes menores, em tempo integral, recebessem o ensino na escola e também iniciassem uma formação profissional. E isso deu muito certo! Atualmente, há vários desses jovens trabalhando conosco.

Em 2007, numa viagem à Colômbia, monsenhor Jonas, Luzia e Eto conheceram a Universidade Minuto de Deus, do padre Diego Jaramillo. Essa universidade foi construída em um bairro também chamado Minuto de Deus, criado a partir de um minuto que esse sacerdote tinha na televisão, no qual ele pedia ajuda às pessoas vítimas de tamanha degradação social. O bairro foi então construído e, a partir disso, foram surgindo as necessidades de um hospital, uma escola, uma faculdade e assim por diante. Até que se chegou a uma universidade para milhares de estudantes. E o mais interessante é que esses estudantes trabalham nesse bairro e o dinheiro adquirido nele é usado para pagar a própria faculdade. Quando monsenhor Jonas conheceu esse trabalho na Colômbia, ele disse: "É assim que temos de fazer! Trabalhar e estudar. A prática bem próxima da teoria". Claro que, em nosso país, a legislação é diferente. E a Canção Nova, respeitando nossa legislação, fez uma adaptação desse modelo maravilhoso, que é a "Uniminuto". E inspirado nesse modelo, nosso pai-fundador disse: "Queremos a Faculdade Canção Nova!"

A partir disso, começamos a montar os projetos pedagógicos e a escolha dos primeiros cursos. Depois de tanto caminhar junto ao Ministério da Educação – passando por todas as etapas – chegamos à grande e esperada aprovação. (risos)

cancaonova.com: Qual é o diferencial da Faculdade Canção Nova em relação a outras faculdades? E muitas pessoas têm perguntado se ela é uma faculdade particular ou pública. Peço que você esclareça o assunto.

Adriana Ferreira: Vou começar respondendo a partir da sua segunda pergunta: A Faculdade Canção Nova é mantida pela Fundação João Paulo II. Tudo o que foi feito até agora é um investimento dos nossos sócios evangelizadores, ou seja, nasceu a partir da generosidade daqueles que mantêm esta obra de evangelização. A partir do início dos cursos, a Faculdade Canção Nova será mantida com a mensalidade de cada curso, ou seja, o aluno vai pagar sua mensalidade – a exemplo do que acontece numa faculdade particular – e este valor será o recurso necessário para a manutenção e a qualidade do curso oferecido, bem como para a sua ampliação. Hoje, estamos ocupando algumas dependências do Instituto Canção Nova. Mas, com o início e a ampliação dos cursos, precisaremos de um espaço maior para a faculdade, ou seja, um prédio próprio. E o valor da mensalidade também será utilizado para este fim.

A Faculdade Canção Nova é particular. Ela não recebe dinheiro público. Ela não é uma faculdade do município, do Estado ou do Governo Federal. Ela pertence à Fundação João Paulo II. Quem contribui com ela são os sócios evangelizadores, mas a faculdade caminhará “com as próprias pernas” com o início dos cursos e do pagamento das primeiras mensalidades.

O diferencial da Faculdade Canção Nova está na pedagogia adotada. Desde o primeiro documento, feito em 2008, e em todos os outros que se seguiram, deixamos clara a nossa matriz católica e o carisma Canção Nova. Todos os documentos referentes à Faculdade Canção Nova foram feitos com o cuidado de atender ao pedido de monsenhor Jonas Abib, ou seja, o Carisma Canção Nova e a nossa matriz católica sempre presentes como fundamentos da nossa faculdade. Aliado a isso, a inspiração que veio da “Uniminuto”, na qual a teoria está acompanhada da prática. A nossa pedagogia é uma pedagogia ativa.

cancaonova.com: As inscrições para a Faculdade Canção Nova já estão abertas? Onde os interessados podem descobrir todas as informações referentes ao processo seletivo, ao valor das mensalidades e a outros dados relevantes?

Adriana Ferreira: Todas as informações podem ser encontradas neste lugar: no Portal da Faculdade Canção Nova. O endereço é http://www.fcn.edu.br/ Acesse e você terá lá os cursos e o perfil de cada um deles, e o valor das mensalidades. Você também poderá acessar o link da empresa terceirizada que fará o vestibular, no qual ela responde às questões e se pode fazer a inscrição para o vestibular. Ressalto que não é a Canção Nova que fará o vestibular. Uma conceituada empresa, que possui vasta experiência no mercado, foi contratada para esse serviço. Em nosso site, você poderá fazer a inscrição e também conhecer mais sobre nosso projeto pedagógico. Enfim, todas as informações estão no Portal da Faculdade Canção Nova. As inscrições já estão abertas e o limite [para se inscrever] é até o dia 24 de junho. A prova [do vestibular] será no dia 10 de julho.
  
cancaonova.com: Inicialmente, quais os cursos oferecidos pela Faculdade Canção Nova e por que a escolha destes cursos?

Adriana Ferreira: Os cursos são: Administração, Jornalismo, Rádio e TV e Filosofia. Estes cursos foram escolhidos por estarem, exatamente, dentro da área de atuação da Fundação João Paulo II.

cancaonova.com: Quais os projetos futuros em relação à Faculdade Canção Nova, sobretudo no que diz respeito à implantação de novos cursos?

Adriana Ferreira: A diretoria da Fundação João Paulo II já nos indicou alguns cursos nos quais vamos começar a trabalhar no projeto pedagógico deles. Futuramente, pensamos em: Assistência Social, Psicologia, Comércio Exterior, Relações Públicas e Pedagogia. E também pensamos em cursos superiores de nível técnico, existentes atualmente – são aqueles cursos que duram dois anos – na linha de Recursos Humanos, Finanças e Logística, e que são necessidades da própria Fundação João Paulo II. Também pensamos em História, Letras, Sociologia. Esses são alguns cursos que pretendemos desenvolver no que diz respeito ao projeto pedagógico. Este processo leva um certo tempo até ser aprovado, a exemplo do que ocorreu com os quatro primeiros cursos já implantados em nossa faculdade.

cancaonova.com: Peço que você deixe seu convite aos internautas para que conheçam o site da instituição e também responda – para concluir - à seguinte pergunta: Por que vale a pena estudar na Faculdade Canção Nova?

Adriana Ferreira: Eu quero dizer a cada um: Primeiro, venha conhecer nossa faculdade, entre no nosso portal: http://www.fcn.edu.br/ e conheça o nosso diferencial. Venha estudar aqui conosco. Eu sou cachoeirense e é uma honra ter trabalhado no projeto de implantação da primeira faculdade desta cidade. Não é uma faculdade só para a cidade de Cachoeira Paulista. Ela também existe para atender aqueles que desejam ser “profissionais de Deus”, porque o nosso diferencial - o que faz a Faculdade Canção Nova ser diferente – é o fato de que nela não se formarão somente profissionais, mas também serão formados homens e mulheres novos para a construção de um mundo novo. Aqui se pensa diferente. Formaremos grandes profissionais? Com certeza. Toda faculdade zela muito por isso, mas também formaremos profissionais que sairão daqui com Deus no coração. Sairá formado daqui um “profissional de Deus”, com certeza. Então, venha estudar conosco.



                    


0 comentários:

Postar um comentário