sexta-feira, 19 de agosto de 2011

JMJ 2011: Via-sacra reza pelos jovens e vítimas de aborto, terrorismo e catástrofes naturais

Imagem que vai compor a Via-sacra

A Via-sacra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para esta sexta-feira, 19, em Madri na Espanha, recordará os sofrimentos dos jovens causados pela guerra, conflitos e perseguições devido à fé, à marginalidade e toxicodependência.

Os passos da também chamada “Via crucis” evocarão igualmente “as vítimas do aborto, terrorismo e catástrofes naturais”.

A cruz dos peregrinos, símbolo da JMJ, será carregada por dez jovens de várias procedências, de forma a lembrarem e atualizarem o sofrimento de Jesus Cristo nas últimas horas de vida terrena, com a ajuda de meditações redigidas pela Congregação das Irmãs da Cruz, de Sevilha.
Segundo o site da JMJ, cada uma das etapas, dispostas ao longo do Paseo de Recoletos, no centro da capital espanhola, vai ser destacada por uma escultura da Semana Santa espanhola, conjunto de “valor histórico, artístico e devocional incalculável” e revelador de uma “religiosidade popular plurissecular”.

Eduardo Delgado e Miriam Garcia, os arquitetos que desenharam o enquadramento do percurso devocional, foram chamados a harmonizar a “linguagem contemporânea” com “a tradição cultural” das 15 imagens, algumas das quais do século XVII, juntando também particularidades de cada uma das 12 regiões de origem das peças.


Atrás de cada imagem foram fixados textos que convidam à oração: “É como um Evangelho no Facebook, temos que ser capazes de transmitir uma mensagem antiga, mas radical e nova ao mesmo tempo”, destacaram os arquitetos, aludindo a uma das mais disseminadas rede sociais da Internet.

A Canção Nova transmitirá ao vivo a Via-Sacra a partir das 14h30, horário de Brasília. Cobertura completa da JMJ 2011 você acompanha aqui no Destrave.

Veja ainda: 


0 comentários:

Postar um comentário