terça-feira, 25 de outubro de 2011

A nova evangelização das Comunidades Carismáticas

Nos dias 4 a 6 de novembro, a Canção Nova acolherá o Encontro Nacional de Comunidades Novas que irá reunir líderes de diversas comunidades com o objetivo de partilhar experiências e seus carismas.
As inspirações adaptadas dos institutos de Vida Consagrada da Igreja Católica, que tem como diferencial a vida comunitária entre sacerdotes e leigos, fundamentam as bases das Novas Comunidades.
Comunidades assim existem desde o fim do século XX, oriundas da Renovação Carismática Católica, e trabalham em prol da evangelização e promoção da dignidade humana. Por isso também são conhecidas como Comunidades Carismáticas, e tiveram seu ápice na convocação feita pelo Santo Padre, o Papa João Paulo II, em 1998, quando reuniu diversas comunidades do mundo inteiro, reconhecendo assim sua existência e lhes dando impulso em nome da Igreja.
"O Espírito Santo, artífice admirável da diversidade de carismas, suscitou no nosso tempo novas expressões de vida consagrada, desejando corresponder, segundo um desígnio providencial, às novas necessidades que a Igreja encontra hoje no cumprimento da sua missão no mundo”, disse o Papa João Paulo II.
Tais formas de vida comunitária em vista da Evangelização existem desde o fim do século XX, se expandindo pelo mundo todo em diversas novas comunidades e, ainda hoje, aguardam um futuro enquadramento canônico enquanto são muito bem vistos pela hierarquia católica, sob a qual existem em esforçado serviço e auxílio. É formada por leigos e padres engajados como um passo a mais em seus projetos de evangelização diocesanos oriundos, comumente, da Renovação Carismática Católica.

0 comentários:

Postar um comentário