domingo, 20 de novembro de 2011

Conheça a história do Bem-Aventurado Miguel Pró, mártir da Igreja

Miguel Pró nasceu no dia 13 de janeiro de 1891, em Guadalupe, Zacatecas na República Mexicana. Desde sua infância, o sorriso e a alegria foram características importantes de sua personalidade. Aos 20 anos de idade ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas). Muito pouco tempo depois, os noviços tiveram que sair do país por causa da Revolução Mexicana. Foi assim que chegou a ordenar-se Sacerdote Jesuíta na Bélgica, no dia 25 de agosto de 1925, no mesmo ano em que foi instituída a festa de Cristo Rei.

O Padre Pró sofreu gravemente de uma enfermidade de estômago e, mesmo depois de várias cirurgias, não obteve melhoras. Mais tarde, apesar da grande perseguição que a Igreja sofria em seu país, decidiu retornar ao México em 1926. Sentia o dever de gastar sua vida para levar Jesus a seus compatriotas. Esta foi sua grande missão.

Ainda por dois anos conseguiu atender secretamente aos corajosos católicos mexicanos, muitas vezes de forma incógnita ou disfarçada. Enfrentou inúmeros perigos até que foi decretada oficialmente sua prisão.

Foi acusado falsamente de traição e de envolvimento em um atentado, embora houvesse provas de sua inocência. Poucos dias antes de sua prisão, Padre Pró confidenciou a um amigo que havia entregue sua vida para salvar o México e que pensava que Deus tinha aceitado sua oferta.
No dia de sua execução, enquanto era levado para o paredão, perdoou o carcereiro e o pelotão de fuzilamento. Como seu último desejo, pediu permissão para orar; em seguida, recusando que lhe vendassem os olhos, estendeu seus braços em forma de cruz e com voz firme e forte exclamou: “VIVA CRISTO REI!” entregando assim sua vida consagrada a Deus Nosso Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário