sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Formação: Longe é o lugar onde não quero ir!

No contexto da procura constante por formação, que todos precisamos buscar como igreja, há por parte de alguns ,muitas desculpas quando não se quer tais cursos, ensinos etc. A palavra FORMAÇÃO nos acompanha desde que fomos fecundados nos ventres de nossas respectivas mães. Com o passar de cada dia, nosso corpo foi se “formando” como num tear complexo, mas lindo nas mãos do Pai criador.

Ao nascermos, nossos pais, com a melhor das intenções, vão nos ensinando a andar,comer, falar... Coisas básicas da fragilidade humana. Na fase adulta, com todas as formações já citadas concluídas pelo passar dos anos, o leque de outras necessidades se abre: formação cristã, cultural, musical, escolar... Contudo, há que ser priorizada a cristã, única que nos molda ao exemplo do Cristo Salvador. Talvez, em alguns, esta já tenha sido iniciada pela “catequese” visando os sacramentos da iniciação, o que ajuda bastante, mas não deve predispor o cristão a entender que já “sabe tudo, que está pronto!”
Meditando nestes aspectos, pode-se traçar um questionamento reflexivo aos servos e servas deste movimento maravilhoso que fazermos parte. Felizmente, entre os tantos movimentos e pastorais da Igreja, a Renovação Carismática Católica está entre os que mais têm ofertado oportunidades de formação aos seus membros. Seminários, Formação inicial de servos, Módulo Básico de Formação, Congressos, Cenáculos etc. Não faltam em nosso “Cardápio” de alimentação espiritual!

Embora muitos saibam da importância e necessidade da formação, o que encontramos hoje é muita oferta e pouca procura e/ou responsabilidade e assiduidade nos mesmos por parte de um grupo de servos. Dentre as tantas desculpas dadas pela ausência nos encontros uma delas destacamos neste texto: “É muito longe, não posso ir!” Quem busca o crescimento espiritual não medirá nunca a distância em quilômetros mas com a força de suas necessidades.Por outro lado entretanto, encontramos servos que,para eles,não importa se a formação é em Roma ou em sua cidade: ELES SEMPRE ESTÃO LÁ!!!
Vale lembrar aqui também daqueles que mesmo a formação sendo ao “lado de sua casa”, coloca mil empecilhos para ir, inclusive o já famoso... "É muito longe!", entre outros: "tenho que passar o domingo com minha família" (como se todos os domingos tivesse encontros de formação), “Não tenho dinheiro” (embora muitas vezes a coordenação do grupo consiga ônibus gratuito, a inscrição do encontro tenha baixo valor, entre almoços baratos etc.), “Já sei tudo que vai falar lá, não preciso de formação...”(como se isso fosse verdade,quem dera!), entre tantos outros que poderiam ser citados.

Sem deixar,é claro de lembrar dos que optam por outros encontros, avivamentos, formações que não estão em comunhão com os ensinamentos que a RCC ouve do Senhor e partilha com seus servos. Pasmem! Muitos destes encontros vem acontecendo no mesmo dia e horário que os promovidos pela RCC. Atenção servos! Prioridade ao movimento que você faz parte é sinal de comunhão, obediência e Temor a Deus! Realmente, “muito longe é onde não quero ir”. Também é verdade que quem não comparece nas formações oferecidas não CHEGA MUITO LONGE, DESANIMA e para no meio do caminho...

Quem não senta nestes encontros para ouvir o Senhor também não pode falar Dele, pois não o conhece! Imploro a Ti Senhor de toda Sabedoria, que encha o coração de cada servo de uma fome devoradora por formação para que cada um de nós cheguemos quase saciados um dia na Glória, para lá, eternizar nossa alimentação em teu Banquete Celestial!
Deus abençoe a todos nós! Assim seja!

0 comentários:

Postar um comentário