quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O que devo fazer no dia da minha Consagração a Santíssima Virgem

Eduardo Cardoso

Chegamos ao final dos trinta dias de preparação para nos tornarmos escravos à Santíssima Virgem. Para tirar algumas dúvidas, e claro, também aumentar nossa expectativa segue abaixo informações importantíssimas, retiradas do site Consagrate.
  
- se ofereça algum tributo a Nosso Senhor e a Santíssima Virgem, em penitência as nossas infidelidades e em sinal de dependência Deles. Poderá ser algum jejum, ou penitência, ou ato de caridade a um necessitado (ver Tratado, n. 232).
- se utilize um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (Tratado n.236-242). São Luis sugere usar “pequenas cadeias de ferro”, mas evidentemente que este sinal pode ser substituído com algo mais compatível com o estilo de vida de cada um (como uma Medalha da Santísisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…); os que forem se Consagrar presencialmente poderão trazer um sinal físico da Consagração, à ser levado sempre junto consigo (ex, uma Medalha da Santísisma Virgem, um Escapulário, uma pequena corrente, um anel…); estes sinais serão abençoados pelo Pe. Paulo Ricardo.
- se escreva em um papel a fórmula da Consagração, se assine e se guarde (a fórmula está na página 183 da edição do Tratado da Arca de Maria 281 do Tratado da Edição da Vozes, e se chama “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas Mãos de Maria”, e também aqui). os que forem se Consagrar presencialmente, deverão trazer um papel com a fórmula da Consagração escrita, para durante a Santa Missa ou após ela, assinarem e guardarem este tesouro; a fórmula da Consagração pode ser baixada aqui.
- para a Consagração, se confesse (a Confissão poderá ser feita algum dias antes, estando, evidentemente, sem pecado mortal para a Consagração) e se Comungue (Ver Tratado n. 231).
- os que forem SE CONSAGRAR OU RENOVAR a Consagração presencialmente com Pe. Paulo Ricardo deverão:
a. estar no local as 19h, para os últimos preparativos
b. estar na celebração com veste adequada, de modo a expressar com a roupa “o respeito, a solenidade e a alegria”, como nos orienta o Catecismo da Igreja Católica ao falar da Eucaristia (n. 1387).
Trazemos aqui a fórmula para a Consagração (que deverá ser escrita por cada um que irá se consagrar, assinada e guardada).


0 comentários:

Postar um comentário