quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Papa Bento XVI acende luzes da maior árvore de Natal do mundo

Nicole Melhado/Rádio Vaticano 

Rádio Vaticano
Bento XVI acedeu as luzes da maior árvore de Natal do mundo com um simples toque em seu tablet
Por meio de seu tablet, o Papa Bento XVI acendeu, de seu escritório no Vaticano, as luzes da maior árvore de Natal do mundo, localizada sob o monte Ingino, na cidade italiana de Gubbio. São 750 metros registrados no Guines Book, o livro dos recordes.

Desde de 1981, este é sempre um momento de grande festa para os moradores da cidade; comemoção feita com uma grande explosão de fogos de artifício.

“É justamente o Menino que contemplamos no Santo Natal, numa simples e pobre manjedoura, porque é o Senhor que se faz próximo a cada um de nós e pede que o acolhamos novamente em nossa vida, pede que nos queiramos bem, que confiemos Nele, sentindo-o presente, ele que nos acompanha, nos sustenta e nos ajuda”, salientou o Papa àqueles que acompanhavam este momento por meio de uma vídeo-conferência.

Num tempo que o peso da dificuldade, dos problemas, do sofrimento cobre a todos como um véu de escuridão, o Santo Padre destaca que Deus é a luz que ilumina a vida, luz essa que cada um deve saber levar nos diversos ambientes de convivência, como no trabalho, com a família e vizinhos.

“Cada um deve ser uma luz para quem está ao seu lado; deixando de lado o egoísmo que fecha o coração e o pensamento sobre si mesmo, doando um pouco de atenção ao outro, um pouco de amor. Cada pequeno gesto de bondade é como uma luz desta grande árvore: junto às outras luzes, ela é capaz de iluminar a escuridão da noite, mesmo aquela mais profunda”, disse Bento XVI.

A mesma luz que guiou os pastores na noite de Natal, a “verdadeira luz que ilumina cada homem”, chama a atenção de todos para um olhar ao alto, olhar para o Céu, para Deus.

“O primeiro desejo, então, é que o nosso olhar, aquele da mente e do coração, não se acabe somente no horizonte deste nosso mundo, nas coisas materiais, mas que seja um pouco como esta árvore. Devemos saber olhar para Deus. Ele jamais esquece de nós, mas pede que também nós não esqueçamos Dele.

A árvore de Natal da cidade de Gubbio parte das muralhas da velha cidade medieval e segue até a Basílica do Padroeiro, São Ubaldo, no topo da montanha. Ela cobre uma superfície de 130 mil metros quadrados composta por 300 pontos luminosos de cor verde e outros 400 de cores diversas. No topo da árvore estará uma estrela de mil metros quadrados composta por 250 pontos luminosos. 

0 comentários:

Postar um comentário