quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Leia a partilha do criador da logomarca da JMJ RIO2013


O jovem Gustavo Huguenin, 25 anos, é o  criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro cantos do mundo.

Em sua página pessoal no Facebook, o jovem que integra a equipe nacional de comunicação social da Renovação Carismática Católica, partilhou sobre o privilégio de ter sua arte associada à visita do Papa para a Jornada Mundial da Juventude.


"Amigos, partilho meu discurso na apresentação do logo JMJ:


Este é um momento único, não somente pela grandiosidade da JMJ, mas como um grande marco na minha história de fé. Para mim não é apenas um trabalho profissional, limitado ao campo do conhecimento humano, mas algo que estreita minha relação com Deus e a Igreja.

Como designer, posso colocar à disposição da Igreja os dons que Deus me concede, aprimorados por minha formação acadêmica. É uma honra criar o símbolo de um dos maiores eventos do mundo, com a presença do Santo Padre Papa Bento XVI.

Antes da abertura do concurso para escolha do logo oficial, comecei a sonhar com a chance de ser o autor deste trabalho. Para minha surpresa, alguns dias depois o concurso foi lançado.

Confesso que sem grandes pretensões, já seria uma imensa alegria ser um dos finalistas e ter meu trabalho enviado para escolha no Vaticano pelo Pontifício Conselho para os Leigos. E para uma surpresa maior ainda, sou apresentado como o ganhador deste concurso.

Providencialmente, durante o período de inscrição do concurso, me deparei com a catequese de sua Santidade Papa bento XVI, do dia 31 de agosto de 2011, e gostaria de citar este trecho:

“A arte é capaz de expressar e tornar visível a necessidade do homem de ir além do que se vê, manifesta a sede e a busca do infinito. Inclusive é como uma porta aberta ao infinito, a uma beleza e uma verdade que vão além do cotidiano. Uma obra de arte pode abrir os olhos da mente e do coração, conduzindo-nos ao alto.”

Estas palavras de nosso amado Papa me encheram de alegria, reforçando o meu chamado a evangelizar através da comunicação. Assim como as obras de arte tem a capacidade de tocar o coração, este símbolo da JMJ Rio2013 tem o potencial de comunicar isso, numa linguagem contemporânea para a juventude.

A criação teve seu início na oração, como inspiração do Espírito Santo, pela passagem bíblica origem do lema “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Este logo nasceu da fé e transmite os valores da jornada, apresentada por uma identidade católica, cristocêntrica, jovem e brasileira.

Com base no trecho extraído do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de expressar uma referência direta a Jesus e ao discípulo. Neste episódio, Jesus se encontra com seus discípulos em uma montanha, assim como o monumento do Cristo Redentor, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro. Os braços do Cristo ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos peregrinos da JMJ. 

A simbologia da figura do coração é extremamente oportuna para esta ocasião. O coração tem seu sentido como o centro, assim como o Rio de Janeiro que acolherá todas as nações. Nosso povo possui um coração generoso e acolhedor, que tem sua essência na fé em Cristo.

A referência ao discípulo está presente na composição do coração com o Cristo, assim como os que possuem Jesus em seus corações.

A parte superior, em verde, inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo da cidade maravilhosa, e a cruz contida nela, reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz.

Eu creio que esta imagem não ficará guardada apenas na memória, mas cravada no coração dos jovens que terão uma experiência de amor com nosso Senhor Jesus na Jornada Mundial da Juventude.

Agradeço a todos que tornaram possível este dia, aos envolvidos na minha trajetória profissional e todos que foram e são meu suporte na fé, a paróquia Santíssimo Sacramento, a Diocese de Nova Friburgo, o Grupo de Oração Bem Aventurados de Maria e a Renovação Carismática Católica. Agradeço a todos do Comitê Organizador Local na pessoa de Vossa Excelência Reverendíssima Dom Orani João Tempesta por esta oportunidade.

Quero aqui expressar minha eterna gratidão a Deus pela realização deste sonho, um dia impensável e agora tão real. Sou extremamente feliz por ser um jovem que pode proclamar para todo o mundo a alegria de fazer parte da Santa Igreja Católica.

Que Deus abençoe nossa juventude e providencie tudo necessário para a realização desta jornada mundial, pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida.

Muito Obrigado!"


1 comentários:

  1. Muito legal saber que publicaram meu discurso! Que o Senhor abençoe todos nós! grande abraço

    ResponderExcluir