terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Monografia de 'Luquinha' de Mato Grosso é destaque na imprensa estadual

G1/MT com assessoria

Uma pesquisa realizada em Cuiabá constatou que a arborização das avenidas e ruas da cidade tem diminuído. A bióloga e integrante do Ministério Universidades Renovadas-MT, Naira Silva Gonçalves, responsável pelo estudo, apresentou espécies nativas centenárias que estão concentradas em praças e locais públicos. Ela identificou dez espécies mais presentes na área urbana. No entanto, as espécies nativas da capital, estão sendo substituídas cada vez mais por árvores exóticas.

“A Praça Santos Dumont, por exemplo, eu tenho foto dela de 1970. Nesta época, havia muitas espécies nativas e a praça era bem mais arborizada. Hoje em dia se percebe um grande clarão bem no meio da praça e ao redor vemos espécies bem exóticas”, observou.
 Ela ressalta também que na Praça Oito de Abril ainda é comum encontrar pés de bocaiúva e de tarumã, conhecida como azeitona do mato. As folhas são usadas para fazer remédios caseiros. “Esta árvore [tarumã] deve estar aqui nesta praça no mínimo 70 anos, conforme relatos de moradores mais antigos que contaram que quando eram crianças a árvore já existia”, relatou a pesquisadora.

A bióloga pediu para que a Câmara Municipal faça uma lei para o tombamento destas árvores como parte do patrimônio histórico. Ela explica qual é a importância disso para cidade. “Esse projeto é importante para que as árvores se tornem imune ao corte, pois elas representam toda a história e a cultura da nossa região”, frisou.

A pesquisa da “Luquinha” Naiara  ganhou destaque na mídia estadual. Como é bom ver na prática a construção da Civilização do Amor. Vamos em frente,  cultivando o Sonho de Amor, e sendo autênticos profissionais do Reino. Parabéns Naiara.

Segundo  Naiara logo após a exibição da reportagem produzida pela afiliada de rede Globo, em Mato Grosso, um vereador da capital entrou em contato com ela interessado em ajudá-la.

Confira a matéria  e  veja o vídeo no site do G1-MT

0 comentários:

Postar um comentário