terça-feira, 27 de março de 2012

Beato Pier Giorgio Frassati: o Santo Engenheiro Mecânico

Viver sem uma fé, sem um patrimônio para defender, sem um esforço constante, pela verdade, não é viver, mas somente existir”.



Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim, no dia 6 de abril de 1901, em uma família rica: a mãe Adelaide Ametis uma pintora; o pai, Alfredo Frassati, que em 1895 com pouco mais de trinta e seis anos fundara o jornal “La Stampa”.
Beato Pier Giorgio Frassati
Absorveu a vida cristã mergulhando espontaneamente, por escolha pessoal na água viva que a Igreja daquele tempo lhe oferecia: daquela Igreja na qual não faltavam limites e problemas, ele sentiu-se membro ativo.
Estudou em sua casa antes de ingressar em uma escola estatal junto com sua irmã Luciana; depois freqüentou uma escola dirigida por jesuítas. Ali se associou à Congregação Mariana e ao Apostolado da Oração, chegando a comungar diariamente.
Em novembro de 1918 inicia o curso de Engenharia Mecânica, com a intenção de se especializar em Engenharia de Minas. Seu desejo maior era ajudar os pobres, pois via neles à face de Jesus. Procurava convencer os outros a fazer o mesmo. Diz um amigo: Um dia procurava convencer-me entrar na conferência de S. Vicente de Paulo, a minha dificuldade era entrar nas casas dos pobres, pois poderia vir a ter algumas doenças, ele com muita simplicidade respondeu-me que visitar os pobres era visitar Jesus.
Entre os seus sofrimentos, devemos lembrar o seu amor profundo por Laura Hidalgo de condição humilde, amor ao qual ele se sentiu moralmente a renunciar devido aos preconceitos da família. E ao ver o divórcio dos seus pais tão real percebeu que: ”não posso destruir uma família para formar outra. Sarei eu a me sacrificar”
No dia 30 de junho de 1925, começou a ter fortes dores na cabeça, que a principio, imaginava ser cansaço por causa dos estudos. Sua família não lhe deu muita atenção, pois sua avó não estava muito bem, falecendo no dia 1 de julho de 1925. Logo após, sua família percebeu o mal estado de saúde de Pier Giorgio, pois se tratava de poliomielite. Sem conseguirem realizar muita coisa, no dia 4 de julho de 1925, às 19:00, Pier Giorgio veio a falecer, após toda a sua vida, dedicada inteiramente aos pobres.   
Chamado de Homem das oito beatitudes pelo papa João Paulo II, que o nomeou Patrono dos Desportistas e o beatificou no dia 20 de Maio de 1990.

Oração

Pai Celestial nos dá a coragem de se esforçar por metas mais elevadas, para fugir toda a tentação de ser medíocre. 
Permita-nos aspirar à grandeza, como Pier Giorgio fez e para abrir os nossos corações de alegria a sua vocação à santidade. 
Livrai-nos do medo do fracasso. 
Queremos ser, Senhor, firme e unido para sempre a você. 
Concedei-nos as graças que peço, por intercessão de Pier Giorgio, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Fonte: Ministério Jovem - São José dos Campos/SP

0 comentários:

Postar um comentário