domingo, 29 de julho de 2012

Sedentarismo Espiritual – Uma realidade no Cristianismo Moderno


 "Ao cristão carece sair da vida espiritual sedentária e buscar transbordar os dons e os frutos do Espírito Santo de Deus."

Vivemos numa época em que corremos desesperadamente na busca pela chamada qualidade de vida ou simplesmente bem-estar. Fisicamente falando estamos correspondendo de forma positiva a essa vontade de viver melhor, a partir da orientação médica fazemos dietas, caminhadas, melhoramos na alimentação, fazermos exercícios físicos... é bom deixar claro que isso não é ruim. Pelo contrário, quanto mais tivermos uma vida ativa, mais disposto estaremos para enfrentarmos os desafios do dia-a-dia.

Contudo, cuidarmos somente do físico faz padecer outro aspecto do nosso ser e da nossa existência, no caso o espírito que muitas das vezes se encontram em nos no linguajar clinico numa “anemia profunda” ou até mesmo numa “obesidade mórbida”.

Da mesma forma que cuidamos da aparência (o corpo), a essência (o espírito) também precisa do seu check up para que encontre um equilíbrio na sua saúde com alimentação, exercícios, etc.
E para deixarmos o espírito bem saudável, nós não precisamos de grandes gastos como é no caso com o corpo. Precisamos da simplicidade de recorrermos diariamente da palavra de Deus e da eucaristia. Esta primeira já se diz que céus e terras passariam, mas as sagradas escrituras permanecerão enquanto a segunda sustenta nosso espírito diante dos inúmeros bons combates que enfrentamos.

Depois de bem alimentado, o espírito precisa ser trabalhado. Ao exercitar o espírito coloca-se em prática aquilo que foi apreendido, tornando-se próximos, íntimos com Deus, através do diálogo verdadeiro entre a criatura e o Criador, via oração.
No entanto, atualmente vemos pessoas espiritualmente raquíticas, anêmicas por não alimentarem o espírito, e outras obesas porque o alimentam muito, mas não o exercitam potencialmente como deveriam.

Ao cristão carece sair da vida espiritual sedentária e buscar transbordar os dons e os frutos do Espírito Santo de Deus que o Consolador nos dá gratuitamente em prol da evangelização, conversão, salvação das almas e principalmente para a nossa santidade. Ai de nós se não fizermos isso.
Somente a junção do corpo e do espírito, aparência e essência trilhando um caminho de fé e autêntico em Deus para revelarmos o que é verdadeiramente belo em nós.


Por: Antônio Tadeu Pinto Soares Junior
Comunidade Católica Recado

0 comentários:

Postar um comentário