terça-feira, 28 de agosto de 2012

Assista ao filme “Santo Agostinho", de Roberto Rossellini


Santo Agostinho é uma cinebiografia de Agostinho de Hipona (354 - 430), um dos grandes nomes do Cristianismo e um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini focaliza a principal fase da vida e da obra de Agostinho: o momento em que se torna bispo de Hipona.

 Com rigor histórico e realismo, o filme mostra seu combate aos heréticos donatistas, a sua famosa oratória, suas idéias e a realização de seus principais livros, como 'Confissões' e 'Cidade de Deus'. Este é um dos melhores trabalhos de Rossellini e uma oportunidade imperdível de se conhecer um pouco mais sobre a vida e a obra de Santo Agostinho.

O filme contribui para desconstruir algumas daquelas imagens distorcidas que se impuseram ao homem e teólogo, especialmente durante o período medieval. Agostinho é apresentado com uma fisionomia parda, como ele é mais remotamente retratado. Ainda assim, o estudioso da história da teologia em geral, e da vida e obra de Agostinho em particular, irá perceber alguns anacronismos históricos, inclusive na terminologia religiosa e teológica. 

Um cinéfilo contemporâneo, acostumado a trilhas sonoras mais exuberantes e a um compasso de ação mais intenso, poderá achar o filme monótono. Agostino d’Ippona, não obstante, é considerado um dos melhores trabalhos de Rossellini e uma oportunidade de se conhecer um pouco mais sobre a vida e obra de um dos Pais da Igreja de maior significado para a Cristandade em geral, e do antigo campeão da graça que, particularmente neste aspecto, é um dos pais da Reforma Protestante.

Assista:



Fontes: You Tube, 

1 comentários:

  1. Bom dia!

    Graça e paz de Cristo Jesus!

    Gostaria de saber se já está disponível em algum lugar para comprar?! Mesmo que saibam de algum lugar de fora do país para comprar.

    Aguardo contato. Paz e Bem!

    Waldney F Melo
    (walfm@msn.com)

    ResponderExcluir