terça-feira, 2 de outubro de 2012

2 de Outubro é o dia do Santo Anjo da Guarda


"Não desprezeis nenhum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos Céus sempre vêem a Face de meu Pai, que está nos Céus."  (Mateus 18,10)




Deus, que criou todas as coisas, criou também os anjos, para o seu Serviço. Criou-os para serem eternamente felizes e para que nos ajudem e guiem, e auxiliem especialmente a toda a sua Igreja.

Entretanto, uma grande parte desses anjos incorreu no grave pecado da soberba, pois desejaram tornar-se iguais ao próprio Criador. Por isso Deus os condenou e os precipitou ao inferno. Esses anjos rebeldes são chamados espíritos maus, "diabos" ou demônios, e têm Satanás como líder . Escolher o bem ou o mal é possível tanto aos homens quanto aos anjos, como diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC):

"Os anjos e os homens, criaturas inteligentes e livres, devem caminhar para o seu último destino por livre escolha e amor preferencial. Podem, por conseguinte, desviar-se. De fato, pecaram. Foi assim que entrou no mundo o mal moral, incomensuravelmente mais grave que o mal físico." (§311)

Os anjos fiéis a Deus são os chamados santos anjos, anjos bons ou simplesmente anjos, pois foi para a bondade e a obediência que foram criados. Dentre estes é que Deus escolhe nosso Anjo da Guarda, que é pessoal e exclusivo, cuja função é proteger-nos até o retorno da nossa alma à Eternidade. O Anjo da Guarda nos ampara e defende dos perigos com que os espíritos maus nos tentam, em nossa vida terrena, pois "aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos, eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra" (Sl 90,11-12).

Os Anjos da Guarda estão repletos de dons e privilégios especiais; possuem natureza espiritual, reflexo da Beleza e das Virtudes de Deus, por isso impossível de ser representada.

Em um dos seus textos, São Francisco de Sales esclarece que a tarefa dos anjos é levar as nossas orações à Bondade Misericordiosa do Altíssimo, e de informar-nos se elas foram atendidas. Assim sendo, as graças que recebemos nos são dadas por Deus, que é o Princípio e o Fim de nossa vida, através da intercessão de nosso Anjo da Guarda.
A devoção aos anjos é mais antiga até que a dos próprios santos, ganhando maior vigor na Idade Média, quando os monges solitários recorriam com mais intensidade à sua companhia e auxílio, cuja presença era sentida em suas vidas de silenciosa contemplação e íntima Comunhão com Deus.

Devemos amar, respeitar e seguir o nosso o Anjo Guardião, Anjo Custódio ou Anjo de Guarda, pois  está sempre pronto a nos proteger, animar e orientar para cumprirmos a nossa missão terrena, trilhando o Caminho de Cristo e, assim, ingressarmos na Glória eterna.

Fonte: Voz da Igreja 

0 comentários:

Postar um comentário