quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Padre Marcelo Rossi inaugura o maior templo católico do Brasil


Padre Marcelo Rossi inaugura o maior templo católico do Brasil

"Mãe de todas as igrejas" e "novo cartão postal de São Paulo". O padre Marcelo Rossi coleciona expressões para definir o Santuário Theotokos - Mãe de Deus, que será inaugurado amanhã, sexta-feira, 02/10/12, ainda incompleto, após sete anos em construção.
Novo local das missas do sacerdote, o templo, em Interlagos (zona sul da capital), poderá abrigar 100 mil fiéis quando estiver totalmente pronto e será o maior da Igreja Católica no Brasil em capacidade de público.
Até a semana passada, o padre celebrava em um galpão alugado que recebia, no máximo, 13 mil pessoas, muitas delas do lado de fora.

O novo espaço terá uma nave de 8.500 m², onde ficará o altar. Na área coberta, 6.000 fiéis assistirão à missa sentados e 14 mil de pé --a Prefeitura de São Paulo concedeu uma autorização parcial para o funcionamento com lotação de 20 mil espectadores.

A igreja foi construída em um terreno de 30 mil m², local que antes abrigava uma fábrica de cervejas. O terreno foi comprado em 2004 e, segundo  o padre Marcelo, custou R$ 6 milhões. Ele pagou mais da metade e o restante foi uma doação do empresário Antônio Ermírio de Moraes. Desde então, toda a renda obtida com a venda dos produtos produzidos pelo padre é revertida à construção da igreja.

O projeto do templo foi doado pelo arquiteto Ruy Ohtake que explica: “Quando elaborei o projeto, desenhei o espaço procurando reflexão e meditação.” O estilo é moderno contemporâneo, diferente dos tradicionais templos do catolicismo, de inspiração gótica. Cheio de curvas, o pé-direito varia entre 6 a 25 metros. O altar tem 5 metros de altura e, sob ele, o projeto prevê ainda uma cripta para guardar os restos mortais de padres e bispos da Diocese de Santo Amaro.

Embora o padre Marcelo não revele, de jeito nenhum, o valor gasto nas obras, ele afirma que  o templo poderia receber até 100 mil pessoas. Já o arquiteto Ohtake diz que a igreja comporta cerca de 20 mil pessoas e mais 60 mil no pátio descoberto. A maquete original, feita em dezembro de 2004, previa uma cruz de 44 metros de altura que poderia ser vista a 1 km de distância. Mas ela ainda não foi construída.

Adiado desde novembro de 2005, a primeira previsão de entrega, a demora pela conclusão deu-se somente por uma questão financeira. “Em 2009, em um almoço, D. Fernando (Figueiredo, bispo de Santo Amaro) disse que nem com décadas de venda de CDs conseguiríamos pagar o Santuário”, relata o padre.

Contudo, o projeto foi concluído após Rossi escrever o  best-seller Ágape, em 2010. Foi fundamental o lucro recebido com a venda de 8,2 milhões de cópias do livro, além do CD Ágape (1,9 milhões de cópias vendidas), o livro infantil Agapinho (600 mil), o DVD Ágape Amor Divino (302 mil) e o CD de mesmo nome (283 mil).

Após o término da obra, que continuará nos dias em que não houver missa, 80 mil pessoas poderão ocupar a área externa, de onde também verão o altar --as 14 pilastras que sustentam a estrutura foram dispostas de modo a permitir a visão.
"A igreja precisa disso. O povo precisa de um lugar onde possa se concentrar em oração", diz o padre Marcelo. O espaço funcionará como a nova catedral da Diocese de Santo Amaro.
Segundo o bispo da diocese, dom Fernando Figueiredo, a matriz atual, no largo 13 de Maio, tem capacidade para 400 pessoas e é insuficiente para abrigar eventos como crismas, que agora irão para o Santuário.

"Um único setor de Santo Amaro tem 1.500 jovens em cada crisma, mais os padrinhos", diz Rossi. Ele espera que o templo se torne um novo ponto turístico na cidade.
"Mesmo quem não for católico vai querer passar para ver", afirma. O projeto do arquiteto Ruy Ohtake tem teto azul em forma de onda e uma cruz de 42 metros de altura.

Outros pontos de atração, segundo o sacerdote, são as pinturas de Nossa Senhora e uma reprodução da "Pietà", de Michelangelo, na cripta abaixo do altar. Rossi pretende ser sepultado no local, que só poderá receber padres e bispos da Diocese de Santo Amaro. "Senão, até padre de Pernambuco iria querer ser enterrado aqui", diz.

O religioso nega que esteja tentando se contrapor aos megatemplos que igrejas evangélicas como a Assembleia de Deus e a Universal do Reino de Deus estão construindo em São Paulo.

"Não pensei nos evangélicos. Tenho respeito enorme por eles, mas há igrejas como a Assembleia de Deus, que têm doutrina, e há seitas", diz o padre, evitando nominar as igrejas do segundo grupo.

Oito anos depois de iniciar a obra, dia 2 de novembro será inaugurado o megatemplo do padre Marcelo Rossi, na região de Santo Amaro, zona sul da capital paulista. Para a missa inaugural, às 11h do dia de Finados, os cantores Alexandre Pires e Agnaldo Rayol já confirmaram presença.

Fontes: Folha de São Paulo e Revista Época
.

0 comentários:

Postar um comentário