quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Partilha: Tragédia em Santa Maria - RS



É bem difícil de conseguir falar alguma coisa a respeito do que aconteceu aqui em Santa Maria (SM), na verdade acho que não tem muito como descrever o que estamos sentindo ou o que vivemos nesses últimos dias por aqui. Um pedaço de nós partiu com cada uma dessas pessoas que se foi... um pedaço da nossa comunidade, uma parte do nosso povo... muitas pessoas ligaram e mandaram mensagens perguntando se estávamos bem, se alguém do nosso pessoal estava lá... e íamos dando noticias de que estávamos todos bem, que nenhum dos nossos estava la... mas a sensação que ficava no nosso coração era de que, sim, o nosso pessoal estava lá! 

E hoje, na celebração ecumênica que aconteceu na praça da cidade, o Padre Chico encerrou o momento dizendo que deveríamos pensar sobre o que Deus quer nos dizer com tudo isso... e pensando sobre isso eu quero escrever aqui o que fica no meu coração e acredito que no coração de toda a nossa comunidade do MUR/SM... o que Deus quis nos mostrar com tudo isso é que a nossa família é muito maior do que o que os nossos olhos podem ver... e que o amor vai muito além das fronteiras de pessoas que passaram ou não pelo GOU, que conheceram ou não o Sonho... o nosso amor é capaz de amar muito além das fronteiras do conhecer, do conviver e do trocar palavras e contatos... Meus amigos, nesses últimos dias, de uma forma muito triste e dolorida, Deus quis mostrar a comunidade do MUR/SM algo que a muito nós vinhamos ouvindo falar em nossas orações e em nossas partilhas... Deus nos mostrou na carne o que é o verdadeiro AMOR DE CRUZ! Um Amor que dói, e que se dá mesmo por aqueles que não o conhecem...

O que vimos aqui foi um total ambiente de guerra! Jovens morrendo em uma quase "câmara de gás"... corpos enfileirados pelo chão... filas de familiares desesperados esperando para poderem entrar e torcendo para não encontrar seus filhos, sobrinhos, primos, irmãos, amigos, naquele ginásio... Na fila, pais desesperados, com o celular na mão ligando para os filhos... do lado de dentro do ginásio, os celulares tocando nos bolsos daqueles jovens... os profissionais sem reação ouvindo tantos celulares tocando, não sabiam o que fazer... muitos, mas muitos jovens, amigos, colegas, espalhados pelo ginásio chorando como crianças pelos amigos que não voltariam a ver... militares espalhados por todos os cantos... sirenes, helicópteros, imprensa... E nós ali parados... sem ação... sem saber o que fazer... diante de um sentimento de impotência, de tristeza e de dor... Na missa em que eu estava, o grupo de jovens da paróquia, sentados nos primeiros bancos, começam a levantar chorando e ir pro fundo da igreja... com noticias da confirmação da morte de amigos, de colegas... 


E diante desta pergunta que o padre nos fez hoje a respeito do que Deus queria nos mostrar com tudo isso, eu mudo a minha resposta para a pergunta que tantas pessoas nos fizeram nos últimos dias: alguém do pessoal de vocês estava lá? Sim... mais de 1500 dos nossos estavam lá! E perdemos 234 dos nossos naquele incêndio... e essa é a explicação de porque o nosso coração ta doendo tanto! É a explicação de porque alguns de nós dormiram chorando no domingo e outros acordaram chorando na segunda... é a resposta de porque trocamos tantos telefonemas e mensagens esse final de semana... porque o nosso pessoal estava lá! Nessa noite, deitei pensando que precisava dormir... porque todos daqui sabem que foi impossível dormir na ultima noite... porque fechar os olhos era ver de novo as cenas que tínhamos visto no ginásio, na casa do estudante, na televisão, nas redes sociais... e quando fechei os olhos, já de madrugada, ouvi um grito e um choro desesperado de uma mulher... parecia um pesadelo, mas não era... certamente é mais uma mãe que recebeu a noticia de que seu filho morreu no hospital, ou que simplesmente caiu na realidade de que seu filho que já foi enterrado não vai voltar mais... sei que não fui a única que ouvi um choro como esse nessa madrugada... sei que por todos os cantos da cidade e do estado várias pessoas ouviram e ainda vão ouvir esse choro por muito tempo...

Por isso, encerro pedindo a vocês que não parem de rezar... muitos jovens ainda estão nos hospitais, e os médicos comentam com uma tristeza no olhar, que daqueles que estão em estado grave, praticamente nenhum sobreviverá. Já recebemos a noticia de que um pai que perdeu o filho no incêndio se suicidou e como profissional posso dizer a vocês, corremos o risco de ter muitos familiares tentando e até mesmo conseguindo fazer o mesmo... se a GRAÇA não for derramada com urgência a tragédia pode ser ainda muito pior!

Paradas lá no meio do ginásio no domingo, eu e a Thati comentávamos que é desesperador olhar pra tudo aquilo, querer fazer alguma coisa e não poder fazer nada! Nosso pedido a vocês meus amigos é que a partir de agora a gente possa fazer alguma coisa enquanto ainda podemos fazer! Vamos deixar o amor amar, antes que seja tarde demais! Porque vocês não tem noção do quanto é horrível a sensação de querer fazer alguma coisa e já não poder fazer mais nada...

Que essa partilha possa fazer o efeito necessário nos nossos corações, não apenas como ministério, mas na vida pessoal de cada um também... todos nós temos a oportunidade de olhar pra nossa vida e saber onde AINDA NÃO É TARDE DEMAIS PRA FAZER ALGUMA COISA!

Que Deus nos abençoe. Obrigada pelas orações, pelas mensagens, pelas ligações e pela preocupação de todos... 


Partilha feita por: Mariana, psicóloga membro da Equipe de Serviço do Ministério Universidades Renovadas de Santa Maria/RS.


2 comentários:

  1. nossaa.. boa partilha.. queria te dizer que desde a Argentina a gente aqui, a comunidade toda, reça, intercede, e até faz missa por tudo o que aconteceu.. somos uma familia em verdade, Argentina esta de luto tambem... um abraçoo forte em Jesus Cristo..

    ResponderExcluir
  2. Deus te abençoe pelas orações Leonel e a todos da Argentina, está sendo o sustentos daquelas famílias! Deus abençoe e continuemos em intercessão!
    Abraço

    ResponderExcluir