segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Quem crê nunca está sozinho

Nesta última semana a Jornada Mundial da Juventude, e todos os jovens que irão participar dela, se sentiram, por um instante, órfãos com a renúncia do Papa Bento XVI. Algo que aconteceu também após o falecimento de João Paulo II às vésperas da JMJ de Colônia, na Alemanha.
Mas esse sentimento é passageiro, pois o que realmente deve ficar em nosso coração é a coragem de Bento XVI ao renunciar ao trono do sucessor de Pedro pelo bem maior da Igreja.
Precisamos ter em vista a providência Divina que escolheu o Brasil como o primeiro país a ser visitado pelo novo papa. Essa é uma graça incrível e precisamos ter o coração aberto e receptivo para tudo que iremos viver em alguns meses.

É fantástica a sincronia de Deus! E eu recordava nesses dias algo que experimentei no Rio de Janeiro, ao lado do saudoso arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugenio Sales. Sempre que a seleção brasileira jogava ele assistia ao jogo em sua residência no Alto do Sumaré, mas ele tinha mania de assistir sozinho, em virtude da sua ansiedade.

Sempre que o Brasil fazia um gol ele correria para a sacada só para ouvir a cidade do Rio de Janeiro comemorando. Era impressionante ouvir tantas vozes naquele local tão alto e que parecia ser tão distante.

Eu disse isso para você entender o que significa rezar junto aos santos. Se você rezar sozinho talvez não veja muitos resultados, mas se unir suas orações junto com as orações de toda a Igreja, com certeza grandes coisas acontecerão. Assim como era possível ouvir àquelas vozes no Alto do Sumaré.

Por este motivo, eu convido todos vocês a rezar durante esta Quaresma pela eleição no novo sucessor de Pedro e pela Jornada Mundial da Juventude.

O próprio diabo enxerga o perigo, para ele, que é o Santo Padre se reunir com a juventude do mundo, pois ele compreende a importância da figura paterna do papa em nossa vida.

Talvez você esteja se perguntando: “Mas por que eu devo rezar pelos jovens se isso já é desejo d'Ele?”. De fato Ele realmente quer a salvação de todos nós, inclusive dos jovens, mas Ele quer salvar jovens através de outros jovens. Na JMJ os jovens mais próximos deles serão vocês voluntários.
 
A sua oração é amar e pode ser o instrumento salvador da vida de muitos jovens. Amar alguém significa querer que ela vá para mais perto de Deus e encontre n'Ele a sua morada eterna.

Segundo o papa Bento XVI, “quem crê nunca está sozinho”, independente da situação que se encontre hoje. Tudo isso acontecer porque estamos em unidade com os anjos e santos intercedendo por todos aqueles que, neste momento, precisam ser alcançados por essa orações.

Precisamos revigorar a nossa fé na alegria de ser católico e saber que temos um pai, o Santo Padre. O papa renunciou no dia de Nossa Senhora de Lourdes e, com certeza, neste dia, ele confiou tudo a ela, acreditando que a Igreja estará bem assistida em suas mãos.

A Virgem Maria, sem dúvida, também estará presente no Conclave, assim como o Espírito Santo e todos os cardeais, zelando pela Igreja e pelo futuro sucessor de Pedro. Toda escolha de Deus é uma vocação e implica desafios. Dessa vez, a escolha de Deus é um convite: “Jovens brasileiros, vivam a Quaresma com os joelhos no chão, pois muitas graças serão derramadas durante a Jornada Mundial da Juventude”.

Transcrição e adaptação: Gustavo Souza

0 comentários:

Postar um comentário