segunda-feira, 4 de março de 2013

Atmosfera de serenidade marca primeiro encontro dos cardeais

Em coletiva de imprensa, porta-voz do Vaticano traz informações sobre 1ª Congregação Geral dos cardeais
Sala de Imprensa a Santa Sé trouxe no boletim desta manhã informações sobre oo trabalhos dos Cardeias ma manhã desta segunda-feira,4
“A atmosfera é de serenidade e construtividade neste tempo de responsabilidade na eleição do novo Pontífice”, foi o que assegurou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, em coletiva, na manhã desta segunda-feira, 4, no Vaticano.
Segundo padre Lombardi, estiveram presentes, nesta primeira congregação, 142 cardeais, sendo 103 deles votantes. Faltaram 65 cardeais, sendo 12 votantes.
“A congregação teve início com uma primeira colocação do Cardeal Decano, que lembrou ao Colégio a importância deste evento. Logo depois, tiveram início as orações e o juramento. Primeiro, os cardeais fizeram um juramento coletivo e, depois, cada um dirigiu-se à frente da mesa da presidência – na qual se acontrava o evangeliário aberto – fazendo cada um o seu juramento pessoal”, disse padre Lombardi.
O porta voz informou ainda aos jornalistas que foi proposto pelo Decâno, e aceito com prazer pelo Colégio dos Cardeais, o envio de uma mensagem ao Papa emérito Bento XVI, em Castel Gandofo. Foi proposta também uma primeira reflexão espiritual, tradição no início da Congregação Geral, que será feita pelo pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, na tarde desta segunda-feira.
“Houve um primeiro intervalo para um café e, obviamente, estes momentos são muito significativos, porque os cardeais vão se conhecendo e trocando informações”, disse o porta-voz, informando ainda que, na segunda parte da manhã foi dada a possibilidade da intervenção deles, sendo que 13 pediram a palavra e fizeram breves e precisas intervenções sobre a organização dos trabalhos das Congregações Gerais nos próximos dias.
Sala de Imprensa a Santa Sé trouxe, no boletim desta manhã, as primeiras  informações sobre os trabalhos dos cardeais reunidos em Congregação Geral, na manhã desta segunda-feira,4, no Vaticano. (Foto: Clarissa Oliveira/CN Roma)

Fonte: Canção Nova
Daniel Machado
Enviado especial a Roma

0 comentários:

Postar um comentário