sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em especial a todas as MULHERES...
A mulher é um símbolo sagrado, a imagem da perfeição que cria a vida e se preciso for também a doa. Como mãe semeia a esperança que ilumina o caminho dos filhos. Na imagem de esposa é a perseverança, a base da família onde seu amor se irradia, sua força inebria e antes de mulher seu título deveria ser de rainha.

Na Bíblia há várias passagens de mulheres exemplos do amor de Deus:

No Antigo Testamento, por exemplo, são muitas ocasiões onde a mulher é honrada por Deus. Havendo, inclusive, o caso de duas mulheres de Israel, que deram o nome de dois livros no velho testamento: Rute e Ester; a segunda havendo inclusive se tornado Rainha.

No Novo Testamento na ressurreição de Cristo, foi uma mulher – Maria Madalena quem primeiro percebeu que o sepulcro estava aberto (João 20,21); e a quem o mestre primeiro se revelou, após a sua ressurreição (João 20,11-18).

O Papa João Paulo II em 1995 homenageou as mulheres com a seguinte carta:

“Obrigado a ti, mulher-mãe, que te fazes ventre na alegria e no sofrimento de uma experiência única: que te tornas o sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz; que te fazes guia dos seus primeiros passos, amparo do seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.
Obrigado a ti, mulher-esposa, que unes irrevogavelmente o teu destino ao de um homem, numa relação de recíproco dom, a serviço da comunhão da vida.
Obrigado a ti, mulher-filha e mulher-irmã, que te levas ao núcleo familiar e à vida social, a tua sensibilidade,
intuição, generosidade e constância.
Obrigado a ti, mulher-trabalhadora, empenhada na vida social, econômica, artística e política, pela contribuição indispensável que dás à elaboração de uma cultura capaz de conjugar razão e sentimento e a uma concepção da vida
sempre aberta ao sentido do "mistério".
Obrigado a ti, mulher-consagrada, que, a exemplo da maior de todas as mulheres, a mãe de Cristo, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta "esponsal", que exprime a comunhão que ele quer estabelecer com sua criatura.
Obrigado a ti, mulher, pelo simples fato de seres mulher!
Com a percepção que é própria da tua feminilidade, enriqueces a compreensão do mundo e contribuis para a verdade plena das relações humanas.”

E com grande orgulho de todas as mulheres deste mundo rezemos a Oração da CF-90:

Creio em DEUS PAI

- que criou Mulher e Homem à sua Imagem, entregou aos dois o cuidado pelo mundo e viu que isso era muito bom;
- que pediu o consentimento de uma Mulher para realizar sua obra de Salvação.

Creio em JESUS,

Filho de Deus, nascido de uma Mulher,
- que escutava e valorizava as mulheres e as protegia contra os homens acusadores;
- que tinha mulheres discípulas que o seguiam e serviam;
- que apareceu primeiro à Maria Madalena e às mulheres e as enviou para transmitir a Boa Nova da Ressurreição aos discípulos.
Creio no ESPÍRITO SANTO, 
Sopro e princípio de vida,
- que foi derramado sobre mulheres e homens no dia de Pentecostes
- e que anima a comunidade da Igreja em direção à igualdade, pois todos, mulheres e homens, são UM EM CRISTO.
- Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre.
AMÉM.


“A beleza da mulher alegra o rosto e supera todos os desejos do homem. Se nos lábios dela existe bondade e doçura, o seu marido é o mais feliz dos homens. Quem adquire esposa tem o começo da fortuna, pois ela é auxiliar semelhante a ele e coluna de apoio. Onde não há cerca, a propriedade é saqueada, e onde não há mulher, o homem vagueia gemendo”.
Eclesiastes 36,22-25

Feliz Dia Internacional da Mulher


0 comentários:

Postar um comentário