terça-feira, 30 de abril de 2013

A confissão é um encontro com Jesus



Vergonhar-se dos próprios pecados é a virtude do humilde que se prepara para acolher o perdão de Deus. Esta foi a reflexão que perpassou toda a homilia do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira, 29, na Capela da Casa Santa Marta. A Missa teve a participação de funcionários da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e de algumas religiosas.
Comentando a primeira Carta de São João, a qual diz que “Deus é luz e n’Ele não há trevas”, o Papa destacou que todos têm momentos de obscuridades na vida, mas isso não significa caminhar nas trevas.
“Caminhar nas trevas significa estar satisfeito de si mesmo; estar convencido de que não precisa de salvação. Essas são as trevas! Olhem seus pecados, os nossos pecados: todos somos pecadores, todos. Este é o ponto de partida. Se confessamos nossos pecados, Ele é fiel, é justo a ponto de nos perdoar”, disse.
O Pontífice explicou que isso acontece no sacramento da reconciliação. Ele acrescentou que confessar-se não é como ir à tinturaria para limpar a sujeira das roupas. “O confessionário não é uma tinturaria, mas um encontro com Jesus que nos espera como somos. Temos vergonha de dizer a verdade, ‘fiz isso, pensei aquilo’, mas a vergonha é uma virtude verdadeiramente cristã e também humana… A capacidade de vergonhar-se é uma virtude do humilde.
“Jesus está sempre esperando para conceder o perdão”, lembrou Francisco. Ele disse que confessar não é como ir a uma ‘sessão de tortura’, mas louvar a Deus, porque foi salvo por Ele. “E ele nos espera para nos repreender? Não. Ele nos espera com ternura para nos perdoar. E se amanhã fizermos o mesmo erro? Confessemo-nos mais uma vez. Ele sempre nos espera”.
Francisco completou dizendo que a humildade e a docilidade também são virtudes que Jesus pede ao ser humano. O Santo Padre falou dessas virtudes como uma moldura da vida cristã: um cristão vive sempre assim, na humildade e na docilidade.
O Santo Padre concluiu a homilia pedindo que Deus dê ao ser humano esta graça, esta coragem de procurá-Lo sempre com a verdade e não com as trevas das meias-verdades ou das mentiras diante do Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário