quarta-feira, 8 de maio de 2013

Da profissão à vocação


O chamado que Deus faz a cada pessoa é sempre um mistério. Ao longo da vida, o Senhor vai revelando qual a nossa missão. Deus chama; o ser humano dá uma resposta livre. O Senhor não cria uma situação na qual a pessoa se sinta pressionada a segui-Lo. Na liberdade que Deus nos concedeu, a resposta é sempre uma decisão pessoal e intransferível de cada um.

Nas Sagradas Escrituras, encontramos inúmeros chamados ao longo da história da salvação. Em todo tempo e lugar, o chamado de Deus sempre permanece vivo e atual.

Interessante notarmos que este chamado se realiza nos mais diferentes âmbitos da vida. Nem todos recebem o mesmo chamado, mas a origem dele é sempre divina. Cada ser humano vai descobrindo qual é a sua vocação: médico, veterinário, engenheiro, escritor, professor, agricultor, cozinheiro, padre, psicólogo...

Cada pessoa realiza, no mundo, uma vocação específica. Neste chamado, todos somos convidados a direcionar nossa vocação para que ela seja sinal de vida e luz. Muito mais do que uma profissão, os mais diversos profissionais, de todas as áreas, são convidados a fazer do seu trabalho uma vocação que seja promotora de uma sociedade justa e solidária, na qual o amor de Deus seja também revelado pelos mais diversos serviços e funções.

Quando a profissão abraça o caráter vocacional de um chamado de Deus, ela transforma realidades de trevas em sinais de luz que devolvem a cada pessoa o direito à vida, à paz e à esperança.

No chamado que recebemos, o amor de Deus nos capacita a sermos sinais de esperança, paz, justiça, caridade e amor.


Fonte: Formações Canção Nova

0 comentários:

Postar um comentário