sexta-feira, 17 de maio de 2013

Que venha Pentecostes sobre nossos sonhos!


“Cristo não nos prometeu uma vida confortável. Quem deseja comodidades com Ele errou na direção. Mas Ele mostra-nos o caminho rumo às coisas grandes, ao bem, rumo à vida humana autêntica.” (Bento XVI, 26/04/2005)


Lucas Torres de Jesus
Coord. Nacional do Ministério Universidades Renovadas
Queridos luquinhas, a festa de Pentecostes se aproxima! Neste fim de semana, celebramos o nascimento da Igreja como corpo místico de Cristo, através da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, fazendo morada neles.
Assim, aqui quero trazer uma reflexão para que cresçamos juntos neste tempo tão oportuno:
O que este mesmo Espírito, através da vivência de uma constante efusão em nossos GOUs e GPPs, tem feito nascer em nós? Quais sonhos ele tem germinado e cultivado em seu coração?
Por aqui, tenho vivido um tempo de muita esperança em minha vida: semana que vem pego meu diploma de engenheiro mecatrônico e começo a traçar os próximos passos e planos em minha vida profissional, em busca do caminho que mais faça sentido e seja aquele “rumo às coisas grandes, ao bem”, como na citação de Bento XVI. Há pouco tempo acetei o chamado à coordenação do Ministério, que me enche de novas perspectivas e sonhos, sendo um grande pretexto para Deus agir em minha vida. Em menos de uma semana, completo, junto com a Blandina, oito meses de namoro, muito animado com nossos próximos passos e este caminho de purificação e crescimento em minha afetividade. E, por fim, nessas semanas tenho até perseguido dois sonhos antigos: aprender a fotografar em câmera profissional e pular de parapente!
Tempo de sonhar, de fazer projeções futuras, de ser moldado fortemente por Deus, de me questionar sobre onde quero chegar e como estou indo. Muito parecido com o que você deve estar vivendo também, em sua realidade! Não é mesmo?
Sonhadores por excelência que somos, Pentecostes nos convida a uma experiência mais profunda - deixar nossos sonhos sob o Senhorio de Jesus, livres para que Ele os guie, e assim nos leve à verdade, à verdadeira liberdade, às realizações mais profundas de nosso ser, a uma vida humana autêntica:
“A necessidade de um alicerce sobre o qual construir a existência pessoal e social faz-se sentir de maneira premente, principalmente quando se é obrigado a constatar o carácter fragmentário de propostas que elevam o efêmero ao nível de valor, iludindo assim a possibilidade de se alcançar o verdadeiro sentido da existência”.1
Nosso alicerce é Jesus Cristo, verdade, caminho e vida!
Que possamos, juntos, ‘salvar nossa capacidade de sonhar’, arrancando-a do universo das meias verdades, das propostas humanistas incompletas que nos chamam atenção, do orgulho, da indiferença, da vaidade, da arrogância, da avareza, e também do conformismo do ‘tem que ser assim, é assim que as coisas funcionam’.
Não! Nós nascemos para o infinito, para uma vida plena de sentido, de sonhos, de liberdade e de realização naquele que é ‘a verdade’. Por isso Jesus reza ao Pai: “Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade”! (Jo 17, 16)
Volto a questionar: Quais são seus sonhos hoje? Que sentido você tem dado ao seu estudo, à sua vida profissional, às suas buscas? Tem sonhado alto com a plena realização de sua vida familiar, afetiva...?
Tem feito o que te preenche?
E mais – o que impulsiona nossos sonhos, qual é o alicerce que essas motivações partem? Que não sejam somente nossos anseios humanos, mas um claro e pleno mover de Deus sobre nós!
Sim, o Espírito quer soprar forte em nossas vidas. Dar nova vida, animar, nos trazer perspectivas, dar novo sentido e talvez até redirecionar, a partir dessa abertura, o seu projeto de pesquisa, seus planos profissionais, seu comportamento e atuação na universidade, sua vida afetiva, seu relacionamento familiar, sua organização do tempo, sua moradia, seu serviço no MUR e na RCC, sua capacidade de sonhar e de se deixar guiar por Ele! Pentecostes é tempo de mudança, é tempo de sopro do Espírito!
Sabemos que “a civilização do amor somente é plausível na medida em que se permite o agir do Espírito na vida e no coração de cada ser humano”2.
Assim, desejosos de viver a plenitude dos sonhos e do mover de Deus em nossas vidas, e de sermos verdadeiros construtores dessa civilização do amor, rezemos com fé, juntamente com todo o MUR BRASIL: Vem Espírito Santo! Vem Espírito Santo!
Um forte abraço,
Vamos juntos MUR BRASIL!


Lucas Torres de Jesus
Coordenador Nacional Ministério Universidades Renovadas
Renovação Carismática Católica do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário