segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Testemunho de um Sonho de Amor para a Itália

O sonho do Ministério Universidades Renovadas de encher o meio acadêmico da doutrina de Jesus está se espalhando além-fronteiras. Após o evento de preparação para a JMJ, organizado pela Renovação Carismática Católica do Brasil, em Lorena/SP, o Festival da Juventude Carismática, um jovem italiano, Raffaele Attruia, ouviu o chamado e decidiu assumir esta desafiadora missão.
Raffaele organizou uma formação do Ministério na Itália junto à comissão Ad Gentes do MUR Brasil, responsável por dar suporte em outros países, O brasileiro André Marino Gonçalves, membro dessa comissão, ministrou a formação e conta sobre essa experiência missionária. Leia o testemunho:
 
 
"O Sonho chegou à Itália! Sim irmãos, esse mesmo Sonho que Deus colocou em nosso coração, foi plantado no coração de dez jovens italianos que se abriram pra essa graça e agora estão o levando aos corações de mais pessoas.
alt
Tudo começou no Festival de Juventude Carismática, onde nós do Ministério Universidades Renovadas do Brasil conhecemos Raffaele Attruia, participante ativo do Ministério Jovem da Itália. Foram dias que nos aproximaram e geraram em nós um vínculo de amizade e ardor missionário.
altApós a JMJ2013 no Rio, Raffaele foi para São Paulo e passou um dia na casa do Lucas, coordenador nacional do MUR, onde tiveram um momento de oração muito profético. Depois disso, em São Carlos, participou de atividades do MUR. Fez divulgação dos Grupos de Oração Universitários (GOUs) da USP, pregou num deles e passou uma noite em comunidade, com partilhas e testemunhos, junto aos luquinhas (modo como os membros do MUR são chamados) daquela universidade. Já teríamos visto a grandeza de Deus se a história acabasse aí, mas nosso Deus sempre nos reserva grandes coisas!
Há algum tempo me preparava para um congresso internacional de física na Polônia e havia me planejado para visitar Roma. Depois do Festival, combinei de ficar na casa do Raffaele para que ele pudesse ser meu guia na cidade. Durante os dias que antecederam a viagem, Deus foi suscitando algo muito maior em nossos corações: o desejo de que nós do Universidades Renovadas do Brasil levássemos à Itália uma formação sobre o Ministério.
Quando cheguei à Itália, duas situações me chamaram muito a atenção: a primeira foi ver a quantidade de santos que existiram naquele país, pude visitar tumbas de vários deles. É algo realmente grandioso! A segunda situação, relatada por moradores de cidades que visitei, de como tem diminuído o número de pessoas (principalmente jovens) que vão às Igrejas para rezar, pois na maioria, as visitas se resumem a turismo.
altCerta noite, rezando pela formação, Deus colocou em meu coração uma Palavra, que já foi tema de nosso Ministério no Brasil: Ageu 2, 1- 9. E os versículos nos quais o Senhor mais me tocou dizem:
3 “Haverá alguém entre vós que tenha visto esta casa em seu primeiro esplendor? E em que estado a vedes agora! Tal como está, não parece ela insignificante aos vossos olhos?”.
Depois disso o Senhor pede ânimo e coragem para reconstruir a sua casa e faz uma promessa:
9 “O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira - oráculo do Senhor dos exércitos”.
Sinceramente, a primeira coisa que eu senti foi medo. Medo por pensar no que já foi a Itália: tão gloriosa de Santos, Profetas e Mártires. E pensar que Deus faz uma promessa de um esplendor para a Itália maior do que o primeiro! Naquele momento, a espelho de Maria, guardei em meu coração e esperei.
Chegando a Roma, partilhei com o Raffaele sobre essa Palavra e no mesmo instante ele acreditou muito mais do que eu, assumiu aquela Palavra para seu país. Na mesma noite, dois irmãos italianos, Elisa e Lucca, chegaram de viagem. Foram 700 km apenas para participarem daquele momento de formação.
Sugeri então de fazermos um momento de oração para escutar a Deus e interceder pela formação que seria no dia seguinte. Foi uma oração incrivelmente forte, de muita unção. Louvamos e agradecemos muito a Deus por confirmar sua vontade quando a Elisa tomou a Palavra e proclamou a mesma passagem de Ageu. Nessa hora, meu medo foi embora!
altNa noite seguinte, estávamos em onze pessoas para a formação: um brasileiro e dez italianos! Que experiência fantástica! É difícil descrever o que sentimos naquela noite. Mas algo que penetrou meu coração foi a certeza de que Deus é o dono do Sonho que move o MUR. Um sonho que sopra além das fronteiras do Brasil.
Já no momento da formação, partilhei a Palavra de Ageu e outros dois rapazes contaram que a mesma passagem havia sido dada a eles na semana anterior no grupo de oração. E Deus confirmou mais uma vez seu desejo.
Fizemos um momento de oração com um quadro de Jerusalém e que momento de entrega, quando tocando o quadro, cada participante pensava em sua Jerusalém, sua universidade, e dizia um a um: "eccomi qui" – "eis me aqui".
No meu coração, Deus colocou uma clareza desse Sonho que nunca havia tido. O Sonho não acaba no meu GOU, na minha universidade, ele é um Sonho de Amor para o MUNDO! Enquanto o mundo não estiver TODO transformado e TODAS as pessoas conhecerem Jesus, não posso me acomodar e nem parar de Sonhar e de lutar por esse Sonho.
altCom a Graça de Deus as atividades estão caminhando bem na Itália. Como membro da comissão Ad Gentes, tenho acompanhado as atividades deles. O Raffaele fez uma reunião com o núcleo do Ministério Jovem e com o Ministério de Evangelização de seu estado para falar sobre o Ministério Universidades Renovadas e disse que foi "magnífico". Como fruto concreto de tudo isso, nos alegramos em saber que já no próximo dia 16/10, começará o primeiro GOU em uma universidade italiana.
Que possamos nos colocar em oração por esse novo tempo de Deus, para que esse Sonho, que rompe as fronteiras geográficas, seja acolhido por mais corações na Itália, no Brasil e em todo mundo.
Diante desta experiência, nos recordemos que Deus precisa apenas de um SIM, mesmo que muito pequeno, para fazer uma obra fantástica. Não precisamos fazer muito, mas precisamos fazer o que o Senhor nos pede. E a Civilização do Amor vai sendo construída a partir deste sim. Que cada um de nós carismáticos possamos nos colocar diante do Senhor, com disponibilidade, escutar Sua voz e dizer, simplesmente, SIM!"

Fonte: RCC Brasil

0 comentários:

Postar um comentário