quarta-feira, 14 de maio de 2014

Formação n° 1: MUR 20 ANOS – TEMPO DE REAVIVAR OS GOUs!



Formação n° 1: MUR 20 ANOS – TEMPO DE REAVIVAR OS GOUs!

Versão em pdf n° 1: download

Querido(a) Luquinha, a paz de Jesus!
Nesses tempos de celebração pelo aniversário de anos do Ministério Universidades Renovadas temos sido chamados para, além dos festejos e alegrias por tantos frutos colhidos ao longo dessa bela história, buscarmos novo ânimo e uma nova unção para cumprir a nossa meta de sempre: encher as universidades da Doutrina de Jesus!

Digamos que seria fazer o que sempre temos feito, mas de uma de uma maneira nova. Pois novos são os tempos, os estudantes, os professores, as universidades, os GOUs, mas mesmas são as necessidades humanas, em especial a necessidade de encontrar a Deus e viver a experiência com Ele, a única capaz de nos dá vida, e vida em abundância.

São Paulo nos diz que não importa onde estamos, o que importa é prosseguir decididamente. Portanto, mesmo que você sinta que não tem conseguido avançar e perseverar no caminho que Deus lhe colocou dentro da universidade, digo: prossiga decididamente. Vá em frente! Tenha os mais altos ideiais!
Para prosseguir decididamente é importante sabermos de um fato: onde estamos e para onde queremos ir. Caso contrário, qualquer caminho será válido, pois que não sabe para onde quer ir não vai a lugar algum.
Você já se fez tais perguntas:  como está o meu GOU? Onde está o meu GOU? Onde eu quero que ele esteja e o que eu sonho que ele faça? Se sim, louvado seja Deus! Se não, faça-as agora, antes de continuar a leitura desse breve texto.

Além de ter feito a si mesmo (em nível pessoal, em nível de GOU) tais questionamentos, acrescento mais uma pergunta: você já perguntou ao Senhor para onde Ele deseja levar o seu Grupo, aonde é necessário ir para encher sua Universidade da Doutrina de Jesus? Se sim, graças a Deus! Se não, coloque-se em oração e escuta profética, junto com sua comunidade, pois, certamente, algo de bom irá acontecer!
Fiz toda essa introdução por um motivo particular: esse texto tem como objetivo dar você e aos demais luquinhas dos GOUs espalhados pelo Brasil algumas ideias para ações que podem ser desenvolvidas por vocês. Sugestões de atividades nas mais diversas áreas, de maneira a atingir, com mais eficiência, os espaços do âmbito acadêmico, nosso campo de missão.

Porém, não espere que as idéias que serão enumeradas a seguir sejam a solução para os seus problemas, pois de forma alguma tenho tal pretensão. Para o bem da verdade, quero deixar muito claro que o Espírito é quem dará as melhores diretrizes para o seu GOU. Quanto mais você e seus irmãos forem dóceis à ação de Deus, tanto mais a missão será frutuosa. Sabemos que o Espírito é quem enche os nossos corações, acendendo, neles, o fogo que tanto precisamos.

Já dizia o saudoso Papa Paulo VI: não somente de projetos vem a Evangelização, mas, sobretudo, da ação do Espírito. Assim, agora, durante e após a leitura dessa carta convido a você, junto com seus amigos, a clamarem fervorosamente o Espírito Santo para que Ele lhes dê o caminho e a motivação necessária para segui-lo.

Passada tal reflexão, vamos, portanto, ao objetivo desse simples texto: o que podemos fazer para que a nossa missão seja melhor cumprida, para que, mesmo em meio a dificuldades, tenhamos força para seguir em frente no nosso sonho, alcancemos a nossa meta.

No ambiente do MUR, temos uma frase que nos motiva bastante: a visão gera um sonho; um sonho gera uma motivação; a motivação gera uma ação; a ação gera transformação. Ou seja, devemos primeiro buscar termos visão e sonho. Desse modo, para auxiliá-los, dividirei as idéias em tópicos: Visão Interna, Visão Externa e Visão Missionária. Por isso, lembre, antes de agir busque ter a visão da realidade. Olhe para o vale de ossos ressequidos, a fim de que você seja impelido pelo Espírito a dar-lhes a Vida (Ezequiel 37).

VISÃO INTERNA
Como e onde está o meu GOU? Como estão os servos, meus amigos que freqüentam o grupo? Temos motivação? Damos testemunho de vida? Estamos unidos? Enfim, faça alguns questionamentos para que você e o seus tenham a visão da realidade do seu Grupo, internamente.
A partir disso, podemos desenvolver uma séria de ações em vista de melhorarmos a nós mesmos:
è Vivenciar as práticas espirituais (oração do rosário, leitura orante da Palavra de Deus, Jejum, Adoração, Oração Pessoal e Confissão) individualmente e em comunidade;
è Reavivar o elemento de comunidade fraterna marcante da nossa identidade: criar momentos de união e convivência; conhecer a vida e história do meu irmão; orar uns pelos outros; auxiliar em nossas necessidades pessoais e espirituais; auxiliar uns aos outros nos estudos; buscar a cura em nossos relacionamentos;
è Motivar os servos à formação espiritual e humana, em particular naquilo que é próprio da identidade da Renovação Carismática Católica;

VISÃO EXTERNA
Você já olhou para a sua Universidade (Faculdade, campus etc)? Quais são as oportunidades que tem surgido? Quem são os alunos e professores (perfil, quantidade...)? A Universidade faz muitos ou poucos eventos? Existem outras expressão de evangelização nela?
Reforço: a nossa missão é transformar o âmbito acadêmico, ou seja, tudo aquilo que a universidade é e o que nasce a partir dela. Para transformar algo temos que conhecê-lo, ter a visão correta da realidade.
Com tal visão, seu GOU pode e deve:
è Inserir-se nas estruturas acadêmicas (centros e núcleos de pesquisa ou extensão)
è Participar das ações realizadas pela Universidade (simpósios, congressos, reuniões, eventos diversos)
è Auxiliar os serviços de auxilio aos estudantes, servidores e professores. Auxílio material, humano, psicológico, espiritual. Quantas pessoas sofrem ao nosso redor? O que temos feito por eles?
è Realizar ações em nível de academia pelos próprios GOUs (debates, reflexões, artigos científicos etc)
è Unir-se a outras expressões de evangelização cristã (obs: sem perder a identidade, obviamente)
è Realizar ação não necessariamente religiosas na comunidade acadêmica a partir do GOU: calouradas; semanas temáticas (saúde, assessoria jurídica, educação etc).

VISÃO MISSIONÁRIA
O que temos feito para cumprir o nosso Sonho? O meu GOU é “tímido” ou fervoroso no Espírito? Somos conhecidos na Universidade como um local de encontro com Deus? Temos ido ao encontro das pessoas nas mais diversas situações?Como está o nosso coração missionário.
A visão missionária nos dará condições de sair da zona de conforto. Há ainda muito a ser feito em prol da Evangelização e a Igreja vive um tempo de graça, a partir da constante motivação do Papa Francisco. O que tudo isso tem falado a nós?
Em relação a missão do seu GOU, temos muitas ideias, mas destaco algumas:
è Melhorar a comunicação do GOU: criar cartazes, campanhas evangelizadoras; participar das redes sociais de uma maneira eficiente; montar vídeos; criar músicas; melhorar a arte visual do GOU (panfletos, camisas etc);
è Ir ao encontro de todos: realizar GOUs intinerantes, se sua IES for grande em território ou tiver mais de umcampi; realizar semanas missionárias (indepententemente da Semana Nacional); realizar encontros específicos para o corpo docente e administrativo da IES (que, muitas vezes, não se insere no GOU que é formado principalmente por estudantes); realizar ações missionárias no vestibular e na acolhida de novos alunos;
è Realizar Seminários de Vida no Espírito e Experiências de Oração com qualidade e zelo;
è Buscar a realização de Missas;
è Tentar realizar alguma atividade religiosa conhecida localmente dentro da Universidade (p. ex: festa do Padroeiro da cidade/região; Semana Santa etc).

Creio que se ampliarmos a nossa visão nesses três aspectos, seguramente que o Senhor nos dará um sonho e motivação a partir deles. Por vezes, temos receio de olhar a nossa realidade (por mais dura que ela seja), mas a nossa postura tem que ser profética, isto é, não ter medo por causa das dificuldades e desafios, mas justamente desejamos a ação de Deus por tais dificuldades e desafios existem.  Permitir que o Espírito renove a face da Terra.

Lembremos que somente pode ser renovado algo que está velho. Somente Deus pode dar a vida ao que está morrendo; somente existe a necessidade de Deus onde sua presença já não é permitida.
Somos profetas em nossas realidades. Temos visão!

Agora, que o Espírito lhes dê o impulso necessário para seguir!
Por isso, Vem Espírito Santo!

Grande abraço! 
Felippe Ferreira Nery

Emérito do MUR.

0 comentários:

Postar um comentário