terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Blog divulga trabalhos do MUR MT

        O almoço de alguns jovens da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é bem rápido. Olham no relógio com frequência para ver se vai dar tempo de enfrentar a fila do restaurante universitário. Eles têm um encontro marcado e precisam se apressar para estar no Grupo de Oração Universitário (GOU).


Noelma Ramos dos Santos Silva, 28 anos, graduanda em matemática, é uma das que se apressam. As 12h15 ela tem um encontro marcado com o “grupo de oração e com Deus”, que nunca se esquece.

Mesmo jovem, Noelma tem responsabilidades na igreja católica. Já foi coordenadora do GOU e hoje é ministra extra-ordinária da comunhão eucarística e catequista. Sempre animada, ela diz que participa porque lá ela pode “experimentar o amor de Deus e viver Seus mandamentos”.

Já teve momentos de querer desistir com a evangelização, porém como “Deus sempre nos reergue”, decidiu continuar. Uma vez em que acordou “decidida a acabar com um dos grupos por falta de participantes, mas na hora marcada muitos universitários apareceram”.
Criado há 12 anos na UFMT, o GOU tem 30 jovens que participam dos três grupos, além da Santa Missa. Existem também os que eventualmente buscam conhecer o projeto, que é aberto a todos que quiserem participar.

UFMT não é a única


Existem mais de 700 GOU’s espalhados em todo o Brasil, em cerca de 470 campi, de mais de 400 centros de ensino superior e mais de 40 grupos de partilha de profissionais. Esses grupos fazem parte do Ministério Universidades Renovadas (MUR), da Renovação Carismática Cristã, segmentação da igreja católica responsável pela organização e difusão do projeto para as universidades.


Como uma prática que deu certo, o ministério realiza contatos em outros países para levar a religião cristã a universidades do México, Peru, Venezuela, Equador, Honduras e na Bolívia.
Em Mato Grosso existem aproximadamente 18 GOU’s distribuídos nas cidades de Alto Araguaia, Cáceres, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Por que nas universidades?


       Os GOU’s estão em um lugar em que a fé na religião e muitas vezes em Deus é contestada. Porém, esses grupos querem mostrar que é “possível e preciso conciliar fé e razão”.
Os grupos tendem a fortalecer-se como uma família conversando com os jovens e mostrando, assim, as melhores escolhas para a vida em relação a inúmeros temas como Amor de Deus, salvação, sexualidade, convivência, aborto e muitos outros.
      Segundo o MUR os GOU’s servem para “renovar o mundo, começando pela renovação do coração, até chegar à renovação das estruturas de injustiça, corrupção, poder, miséria e de tanta desigualdade social: a civilização do amor”.

Encontro Estadual do MUR


Os GOU’s se reúnem em encontros nacionais e estaduais para renovar a motivação, compartilhar experiências e para o reabastecimento espiritual. O encontro estadual acontecerá em Rondonópolis, nos dias 20 e 21 de novembro e espera reunir jovens de todos os grupos do estado.
Em setembro aconteceu o encontro nacional e contou com mais de dois mil universitários e profissionais de todo o Brasil.

Serviços

Horários dos GOU’s na UFMT
Bendito: toda terça-feira entre 18h30 e 19h, no auditório II do ICHS.
Acadêmicos de Cristo: toda quarta-feira às 12h15, na sala 46 da Famev
Vida Reluz: toda terça-feira às 12h15, na Engenharia Elétrica, sala 127
Missa: toda quinta-feira às 12h15, no bloco da Famev


Raiana Lira
Acadêmica de Jornalismo UFMT
Fonte: http://cpd1.ufmt.br/joronline/mostra_geral.php?id=467

0 comentários:

Postar um comentário