quinta-feira, 24 de março de 2011

O que é o mal, por Santo Agostinho

O mal é a ausência do bem, afirma Santo Agostinho.
O que é o mal?

O mal, de fato, não existe!

Mas como assim? Não existe? Como pode isso?

A questão é muito mais simples do que se pensa, pois, como nos disse Santo Agostinho, não há como o mal existir como ser, um ente mal em si mesmo.

Para que haja o mal absoluto, este mal deve ser total, não pode possuir nenhum bem. Mas se ele existe, possui a existência, e como bem sabemos, a existência é um bem, ou por acaso existir é algo mal? Óbvio que não. Pois foi dada por Deus.

Então, se o mal absoluto existe, possui o bem da existência, portanto não é absoluto.

Logo, a existência do mal absoluto é inviável, consequentemente o mal não existe em si mesmo. Não existe como Ser, ente metafísico.

Santo Agostinho, Bispo e Doutor da Igreja
O que existe é o mal moral, isto é o mal enquanto ação. Há verbos maus. Não há substantivos maus. Roubar, assassinar, mentir, caluniar, etc. São males morais, são ações más.

Então, o mal não existe!
Mas então nos vem outra dúvida na cabeça: O que é o mal então? Como falamos tanto de algo que não existe? Isso é ilógico!

Pois bem, isso é muito lógico, pois o mal consiste simplesmente na ausência do bem, assim como a escuridão não existe em si mesma, mas é simplesmente a ausência da luz, pois a luz podemos estudá-la, já a escuridão não o podemos o fazer. Assim também como o frio é a ausência de calor, a inércia é a ausência do movimento, etc... Ou mesmo podemos passar para um âmbito qualitativo... 

O egoísmo é ausência de generosidade, a desonestidade é ausência de honestidade... Ou podemos ainda falar dos sentimentos... a tristeza é ausência de felicidade, o rancor é ausência de perdão, e por aí se segue uma lista imensa...O substantivo "mal" usamos para se referir às ações más ou as consequências dessas ações.

Não existe um Ente absolutamente mal, nem mesmo Lúcifer é absolutamente mau , pois ele possui a existência, possui inteligência, possui Vida. Ele foi criado bom por Deus. Por isso Lúcifer gostaria de não ser, gostaria de não existir, pois existir é um bem. Ele odeia Deus por lhe ter dado a existência.

Os culpados pelo mal, pelo sofrimento são as próprias criaturas inteligentes. Pois "Deus criou o seu e a terra e viu que tudo isso era bom".


Para facilitar a compreensão, abaixo um comercial muito bem feito que explica como Deus existe. A produção é do  ministério da educação e ciência da República da Macedônia. Confira:




De Santo Agostinho.






3 comentários:

  1. Comecei a me interessar pelo tema agora. Porém, de imediato, já me vem o problema: não se poderia dizer o contrário: o bem é ausência do mal? A luz é ausência de escuridão etc? Claro, Agostinho era cristão, e imagino que não desvencilhar jamais sua filosofia da fé crista seja forte indício de que tais inversões não se sustentam em sua filosofia.

    ResponderExcluir
  2. Amigo J. Paulo, voce se esqueceu de que o bem sempre existiu, assim como a luz, pois provém do Criador que foi e sempre será.
    Ah...e não se preocupe em explicar tudo, pois o próprio Deus Não tem explicação.

    ResponderExcluir