segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Qual a missão da música de Deus?

 

Desde 1986, o  Santo Espirito me conduziu a compor musicas para o louvor e gloria de Deus. Participei de um festival católico e uma das minhas musicas ficou entre as 5 primeiras. Fiquei surpreso pois nunca pensei que tinha este dom. Mas foi melhor assim pois quando não nos sentimos capazes é que Deus vem em auxilio a nossa fraqueza e faz o que Ele deseja, ou seja aobra é Dele e os frutos não são nossos e sim FRUTOS DO ESPIRITO.  Sou autor de algumas musicas cantadas pelo Brasil e no mundo como (Quero mergulhar nas profundezas, Vamos celebrar com Jubilo, Cantai a Deus com alegria, Alegria, alegria, o Rei está aqui e etc).


No inicio da minha caminhada recebi os primeiros fundamentos básicos que permeiam minha vida no Ministério de Música até hoje e por isso gostaria de compartilhar.

Um dom concedido por Deus é unicamente para a edificação da comunidade, assembleia, do povo, com o fim único do louvor da glória de Deus, para exalta-lo e bendize-lo.

Somos meramente instrumentos do Criador e aqui quero parafrasear Bento XVI quando assumiu seu pontificado: 

"Queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais elegeram a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. Me consola saber que o Senhor sabe trabalhar e agir mesmo com instrumentos insuficientes e, acima de tudo, me confio às vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado e, confiante na sua ajuda permanente, vamos em frente. O senhor nos ajudará e Maria, sua mãe, estará ao nosso lado".

Nosso objetivo e missão é acima de tudo, levar aqueles que estão nos grupos de oração, missas e nos shows ministrados por nós, à um encontro pessoal com o Mestre Jesus, pois a igreja existe para evangelizar e nós não anunciamos um filosofia cultural, mas anunciamos uma pessoa, que é Cristo Jesus, Senhor e Salvador do mundo.

Devemos usar a tecnologia, nos profissionalizarmos ao máximo, mas tudo isto seguindo a lógica do Espírito, ou seja, não é musica cristã que se submete ou se subjuga aos avanços tecnológicos e sim a tecnologia que se dobra ao evangelho para que tudo seja para o louvor e glória de Deus.

A musica mexe com a área afetiva do ser humano e isso é bom, no entanto, não podemos deixar os nossos ”hormônios”  nos conduzirem principalmente nos shows onde muitas vezes presenciamos jovens mulheres subindo nas costas dos jovens, ”agarra agarra”, beijos desentupidores de pias”, ou coisas do tipo. Um show de uma banda de musica católica ou cristã é uma espécie de celebração ou culto cultural.

A criatividade deve marcar as nossas apresentações, pois somos filhos do Criador e “filho de peixe, peixe é”, diz o ditado, ou seja, somos co- criadores e por isso as nossas apresentações devem ser carregadas de criatividade ao extremos, sempre lembrando que devemos ser como os lírios do campo, "Olhai os lírios do campo; eles não trabalham nem tecem; no entanto eu vos digo: mesmo Salomão, em toda sua glória, não se vestiu como um deles". (Palavras de Jesus, no Evangelho segundo São Matheus). 

O profissionalismo é indispensável com direção, divulgação e marketing, patrocínio, produção, roteiro, setor financeiro, avaliação e etc. Exaustivos ensaios, aulas de canto e instrumentos e tudo o mais que se faça necessário para o louvor e glória de Deus, nas igrejas, grupos, shows e etc.

Aqui quero ressaltar o principal elemento, sem o qual não passamos de meros músicos. “Trata-se da primazia à intimidade com Deus, pois afirma o próprio mestre” - “Sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15,5) Não podemos nos enganar! Temos que estar completamente ligados, inseridos e enxertados na videira que é o próprio Jesus, pois do contrários transmitiremos nós mesmos, anunciaremos os nossos bons costumes, NOSSAS FILOSOFIAS ENQUANTO QUE NA VERDADE DEVEMOS ANUNCIAR O SENHOR JESUS.

Quero aqui deixar a minha mensagem de animo aos ministros de música para que sejam fortes, corajosos, dispostos a tudo e que façam dos altares, palcos e praças publicas, TERRA DE MISSÃO. Aos padres, sou a favor dos Sacerdotes de cantam e não dos cantores que são padres, ou seja, em primeiro lugar um padre tem seu ministério sacerdotal e a musica, se for o caso, é um instrumento para evangelização.

 
Sidney Timbó, é músico e fundador da Comunidade Católica Discipulus Pacis www.comunidadediscipulus.com

0 comentários:

Postar um comentário