sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fé e Razão: A falsa propaganda neo ateista de que existe incompatibilidade entre ciência e religião



Não devemos confundir “respeitar” com “concordar”. Ora, quem discorda e critica não esta necessariamente desrespeitando. É possível respeitar discordando e discordar respeitando. É possível também criticar respeitando e respeitar criticando.

Mas quem exige respeito deve, acima de tudo, respeitar. E respeitar não é sinônimo de abrirmos mão das nossas convicções ou deixar de criticar o que julgamos errado ou falso.

É comum ouvirmos de neo ateus ataques gratuitos, não contra a religião em si, mas contra os indivíduos que compõem os diversos ciclos religiosos. Em paralelo, o mesmo neo ateu que de forma radical critica a religião costuma pousar de "bom moço" alegando que respeita todas as crenças, uma postura dúbia por sinal.

É uma contradição condenar o radicalismo religioso ao passo que age da mesma forma com os religiosos, sendo radical (mas radical mesmo, bem radical).

A linha entre o radicalismo e o combate que realizamos para com tudo aquilo que depõe contra as nossas convicções é tênue, um limite quase que imperceptível aos nossos sentidos mais aguçados.

Quando damos conta (se dermos conta) estamos sendo tão radicais quanto os radicais que combatemos.

Isso tem um nome: HIPOCRISIA.

Um hipócrita combate ações que ele mesmo faz questão de colocar em prática em seu dia a dia. Exemplo: Um sujeito faz protestos contra a corrupção existente na política, mas ele mesmo transfere as suas multas de trânsito para um "laranja" que a troco de algum trocado (perdoem o trocadilho) resolve arcar com as conseqüências da transgressão das leis de transito praticados por aquele que lhe "molhou a mão", como por exemplo, pontos debitados na sua carteira de motorista. Isto é ILEGAL.

E o que dizer daquele que afirma ser perseguido pela religião, exige respeito por parte daqueles que alegam acreditar em Deus procurando provar que ser ateu não é sinônimo de ser idiota ao passo que compara os cristãos com "jumentos" manipulados pelo seu dono?

Por ventura não é um sujeito hipócrita?

Como exigir respeito de um cristão por ser ateu e logo depois defini-lo como um jumento?

Isso é ser racional?

Vejam:

1) Os neo ateus exigem respeito dos cristãos e dizem "não" ao preconceito contra ateus (eles tem toda razão) .



2) Os neo ateus "contam narizes" para provar que ser ateu não é sinônimo de ser idiota (eles tem toda razão).



3) Mas os neo ateus, apesar de exigirem respeito dos religiosos e não gostar de ser comparados à um idiota pelo fato de não acreditarem em Deus, comparam os cristãos com cavalos irracionais, cuja fé é cega e friamente manipulada por pessoas má intencionadas. É como se todo cristão (ou um outro religioso qualquer) fosse burro e ignorante (uma generalização absurda).



4) Eles também acreditam que somente os ateus são os responsáveis pelo desenvolvimento da ciência e do conhecimento no mundo (isso é uma piada ou vocês ateus estão falando sério mesmo?)



Logo, de forma implícita (ou seria explicita?), eles concluem: "O ateu é um sujeito intelectual por que não acredita na existência de Deus e o religioso é um sujeito burro e ignorante por que acredita na existência de Deus."

Gostaria muito que um neo ateu me explicasse a relação existente entre racionalidade e crer ou não crer em Deus (ou deus, ou deuses) me provando isso por A+B.

Pensamento muito irracional para quem se auto afirma como um "ser racional em processo evolutivo".

Esta lançado o desafio. Se você for ateu e se habilitar em me provar por A+B que existe racionalidade em afirmar que um sujeito é irracional, burro e ignorante por acreditar em Deus (ou deus, ou deuses) eu contabilizo um pontinho para este movimento que se auto proclama como "cheio de razão" denominado neo ateísmo.

Mas antes de você elaborar a sua "argumentação irrefutável" observe abaixo os seguintes quadros.











E então, olhando para este quadro comparativo ainda é possível você conseguir encontrar alguma lógica racional que sustente a sua premissa de que ser ateu é sinônimo de estar em um grau de intelectualidade superior sobre aqueles que acreditam em Deus (ou deus, ou deuses)?

0 comentários:

Postar um comentário