quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Natal de Jesus - Por que e como comemorar


Só existe um motivo para celebrar o Natal. E é triste ver que esse mesmo motivo anda cada vez mais completamente ignorado pela mídia atual, e que isso se reflete nas festas natalinas das escolas, das empresas e, lamentavelmente, das famílias.

Muitos consideram a Celebração do Natal como a chata repetição de um costume, um hábito que vem do tempo dos nossos avós e que não tem mais um grande significado na era da tecnologia e da internet. Outros encaram a data como apenas uma oportunidade para comer e beber demais.

É por isso que as empresas cada vez estão mais livres para aproveitar esse tempo sagrado para vender produtos e serviços. Os filmes, enfeites, cartões e revistas ditos de Natal só falam do Papai Noel e das suas renas, seus duendes, sua fábrica mágica de brinquedos...

Algumas denominações ditas “evangélicas” condenam a comemoração do Natal. Em São Paulo, há alguns anos, muitos prédios eram carinhosamente enfeitados com luzes nessa época do ano, de cima abaixo. Pais e mães levavam seus filhos para ver a decoração e as luzes.

Hoje, a decoração dos prédios não é mais completa: muitos andares “furam” a decoração natalina. Os edifícios agora não ficam mais completamente enfeitados, como antes: alguns moradores não colocam e/ou não permitem a colocação das luzes. Dia desses, uma menina frustrada perguntava ao porteiro de um prédio com a decoração cheia de falhas: “Por quê não tem luz naquele?” e a resposta: “O dono daquele apartamento é ‘evangélico’.”... É pecado um cristão comemorar a Natividade de Jesus Cristo com luzes e cores?

Claro que os enfeites e as luzes representam um jeito apenas superficial de comemorar o Natal, mas isso também pode servir para proclamar a nossa felicidade e comprometimento com o sentido mais profundo desta data. E qual é o motivo para celebrar o Natal? Temos duas respostas para escolher, pois realmente existem “dois Natais” acontecendo todo ano, no mesmo mês.

Um é o Natal de Jesus, Filho de Deus e nosso Salvador. O outro é o natal de um “papai” que não vem do Céu, que só dura um dia e serve de desculpa para bebedeiras, comilanças e excessos de todo tipo.

O Natal de Jesus é uma Festa de Vida e alegria santa, que vem de Deus; é comemorar a vinda da Luz Divina ao mundo.

O natal do Papai Noel, que dá presentes, diz “ho ho” e tem duendes, só funciona neste dia. Mas no dia seguinte... Onde está ele? Sumiu das ruas, da TV, das lojas...

O Natal de Jesus é para o ano inteiro, para a vida inteira, é o Natal hoje e sempre, pois representa o nosso renascimento para uma vida nova, mais real, mais bonita e recompensadora...

Muitos ainda preferem se limitar à fantasia das árvores, chaminés, trenós, neve de isopor e papel laminado. Pena... Esquecem o verdadeiro Natal, do Menino que nasceu em Belém, numa manjedoura, para viver e morrer por todos, ressurgir dentre os mortos e continuar vivo entre nós até o fim do mundo.

Que Natal você vai festejar neste 25 de Dezembro? O Natal de Jesus, que é eterno e leva para perto de Deus, ou um natal de mentira, que dura apenas um dia e é feito de alegrias passageiras?

Se você crê, procure aproveitar bem o Natal, junto com a sua família e amigos. Mas procure sobretudo viver a paz, a união e o amor fraterno... Aproveite para ser cristão na prática, nessa ocasião tão especial. O sentido interior e maior do Natal, a Graça e as bençãos verdadeiramente luminosas que nos chegam com a Natividade do Senhor, essa é a prioridade do cristão.

Um santo Natal para você! “Santo” quer dizer “separado” para Deus. Este é o nosso desejo para todos os leitores da Voz da Igreja. Um Natal separado de todo o mal, de todo o egoísmo, intriga, ódio, inveja, mesquinharia, materialismo, sentimento de divisão...

Um outro Natal, a ser festejado bem junto ao Sublime Aniversariante. Se buscarmos sempre isso em primeiro lugar, certamente todas as coisas de que precisamos virão por acréscimo.

Faltam 03 dias para o Natal...


0 comentários:

Postar um comentário