quarta-feira, 6 de junho de 2012

Você sabe o significado da solenidade de Corpus Christi?

Amanhã, dia 07, a Igreja Católica, em todo o mundo, comemora o dia de Corpus Christi (do latim e significa “Corpo de Cristo”) com o objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia - o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

A Solenidade de Corpus Christi foi instituida pelo Papa Urbano IV em 1264 a Igreja de todo o mundo. Anteriormente, por iniciativa de Santa Juliana de Cornelion,  que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia, em 1243, a celebração ja havia sido instituida na Igreja, mas somente 21 anos depois, em 1264, ela foi oficializada no calendário da Igreja.

E, por falar em data, vale ressaltar que a Solenidade de Corpus Christi não possui uma "data fixa", igualmente como acontece em vários eventos(ou, pra ser mais exato, feriados -até mesmo por que a Corpus Christi não é um feriado, é uma festa da Igreja), ela possui um "tempo certo", assim como Pentecostes (celebrado 50 dias após a Páscoa). E é celebrada 60 dias após a Páscoa, tradicionalmente numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.




A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja. Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão, na qual,lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. 

No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. A procissão com a Hóstia consagrada conduzida em um ostensório é datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que ela se tornou um grande cortejo de ação de graças.

Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão seguindo o Ostensório, com o Corpo Sagrado de Cristo. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão. No Brasil, algumas procissões são famosas, como a da cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, que foi inclusive a primeira cidade brasileira a enfeitar as ruas nessa data. As cidades do interior do Brasil são as que mais se destacam no “quesito” procissões. Matão, no interior de São Paulo, realiza uma das procissões mais famosas do Brasil. Destaque também para as procissões de Castelo (ES), São José do Rio Preto (SP), Rodeio (SC), Cabo Frio (RJ), entre outras.



Então, queridos Luquinhas e Sentinelas do Brasil, celebremos a Solenidade de Corpus Christi em nossas respectivas comunidades. Marana tá, Vem Senhor Nosso!

Fontes: Canção Nova  e Uol

0 comentários:

Postar um comentário