quarta-feira, 11 de julho de 2012

Compromisso, santidade e esperança para uma nova geração

A primeira pregação do Encontro Mundial de Jovens da RCC aconteceu na manhã dessa quarta-feira (11) e foi ministrada pela presidente do ICCRS (Serviços para a Renovação Carismática Internacional) , Michelle Moran.
A inglesa saudou a todos  falando da alegria dos conselheiros do ICCRS com a realização do evento e com a presença de tantos jovens.  Ela iniciou sua reflexão discorrendo sobre alguns fundamentos da espiritualidade carismática. Sobre isso, ela comentou: “quando falam sobre o início do nosso Movimento, normalmente se reportam ao encontro que aconteceu em Duquesne em 1967. Entretanto, a verdadeira história da RCC começa na Palavra, em Pentecostes, em Atos 2”.
Com base nessa citação, Michelle explanou sobre alguns aspectos importantes da nossa espiritualidade que podem ser aprendidos a partir da narrativa de Pentecostes. O primeiro deles é que a ação de Deus acontece quando estamos reunidos em oração. O segundo aspecto diz respeito ao fato de Pentecostes  ser uma experiência comunitária, mas também pessoal. “O Espírito Santo os visitou como comunidade e também como indivíduos. Durante esses dias de Encontro Mundial, o Senhor quer mudar a vida da cada um de nós para que Ele possa transformar o mundo”, afirmou.
Nesse momento, a presidente do ICCRS levou os quase 4 mil jovens presentes a refletir sobre três níveis de  questionamentos que, segundo ela, são muito importantes de serem feitos no início de um evento como esse.  Dessa forma, Michelle afirmou ser necessário dizermos três  tipos de sim: ao seguimento de Jesus, ao discipulado e a missão que o Senhor tem para cada um de nós.
A partir dessas provocações, ela passou a refletir sobre o chamado de Deus para cada um de nós: a santidade. “Deus ama vocês e quer o melhor para cada um e esse melhor é que vocês cresçam em santidade. Por isso, eu creio que estou olhando para alguns dos santos do século XXI. Eu creio que Deus está erguendo um povo santo, apóstolos para as nações, pois Ele chama cada geração a cumprir o seu papel”, destacou.
Dentro desse contexto, Michelle introduziu a temática do Encontro Mundial de Jovens “Em Jesus, as nações porão sua esperança” (Mt 12,21) destacando que nesse momento da história da RCC e do mundo o anúncio da esperança é fundamental. Ao falar isso, a líder da RCC recordou alguns aspectos do cenário mundial que, aos olhos humanos, geram desesperança em nós: a crise financeira e moral na Europa, as dificuldades do continente africano, entre outras realidades. Diante desse cenário, nos deparamos com a verdade de  que nossa única esperança está em Jesus.
Ao encaminhar sua pregação para o final, Michelle convoca a RCC a ser um Movimento que crê verdadeiramente na esperança do Evangelho, no Espírito Santo e não em suas próprias forças. “É a esperança que nos sustenta e que nos leva para frente”, finalizou ela.
O momento foi encerrado por uma forte oração por todas as nações. A presidente do ICCRS convidou os jovens a rezarem com confiança e convicção para que a graça de Deus atinja os confins da terra. Nesse propósito, os representantes dos cinco continentes eram chamados sucessivamente  a frente do palco para receberem oração dos outros jovens e dos líderes presentes.  O Brasil, por ser o país com maior número de representantes e por ser o anfitrião do encontro, recebeu uma oração especial. O momento foi marcado por muita unção e diversas profecias.

Fonte: Portal Renovação Carismática Católica do Brasil

0 comentários:

Postar um comentário