segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mais um sacerdote é assassinado na Colômbia

Mais uma vítima da violência na Colômbia entre os membros do clero. Padre Pablo Sánchez Albarracin, 67 anos, da Diocese de Cúcuta, Pároco de “Santa Maria Mãe de Deus” (Município de Los Pátios) morreu após 72 horas de agonia. O sacerdote foi agredido no dia 9 de agosto por um homem que havia invadido sua casa com uma arma branca: desde os primeiros momentos a sua condição pareceu muito grave. De acordo com a polícia local, o padre era muito amado pelos fiéis e nunca recebera qualquer tipo de ameaça.

Na Colômbia, foram dezenas os sacerdotes assassinados nos últimos 40 anos. Muitos foram assassinados por homens do tráfico de drogas, outros por paramilitares e outros ainda por grupos guerrilheiros. Na cidade de Cúcuta, há muito tempo, existe um grave problema de ordem pública e a segurança dos cidadãos é praticamente inexistente. A Igreja local tem recebido inúmeras ameaças e “pedidos” para que deixe o território.

Em 15 de julho, o Núncio Apostólico, Dom Aldo Cavalli, visitara a cidade para incentivar os membros da Igreja a continuarem seu trabalho pastoral. “A Igreja nunca vai deixar essas pessoas e não vai abandonar sua missão de evangelização”, disse na ocasião o prelado. Já em 12 de maio do ano passado, outro sacerdote, Padre Gustavo Garcia, foi morto por um homem que queria roubar seu celular.

De acordo com o episcopado colombiano entre 1984 e setembro de 2011, no país foram mortos 2 bispos, 79 sacerdotes, 8 religiosos e 3 seminaristas.

0 comentários:

Postar um comentário