quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A mais rápida Beatificação da hstória

Madre Teresa de Calcutá, morta em 5 de setembro de 1997, foi beatificada em outubro de 2003, no processo de beatificação mais rápido da História, que durou apenas quatro anos.
O Papa João Paulo II foi o responsável pela rapidez do processo, daquela que considerava "uma das maiores missionárias do século XX".
O Sumo Pontífice admirava muito a religiosa de Calcutá, que recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1979, e desejava que ela fosse canonizada e proclamada Santa diretamente, sem passar pela etapa de beatificação, mas o Sacro Colégio dos Cardeais não permitiu.
O processo de beatificação de Madre Teresa foi aberto em julho de 1999 com a investigação de uma comissão de dioceses de Calcutá, sobre "a vida, as virtudes e a reputação" da religiosa.
Quatro meses antes, o Papa havia autorizado o inicio do processo de beatificação, atendendo a pedido do arcebispo de Calcutá, Monsenhor De Souza, que desejava que o processo começasse antes de expirado o prazo habitual fixado pelo Vaticano (cinco anos depois da morte).
A religiosa foi oficialmente beatificada por João Paulo II em 19 de outubro de 2003, em cerimônia que reuniu cerca de 300.000 fiéis de todo o mundo na Praça de São Pedro, no Vaticano.
A "santa dos pobres" era a 1.315ª beata proclamada por João Paulo II, que foi o Sumo Pontífice que mais proclamou Santos e beatos da história da Igreja Católica.
Antes de Madre Teresa, a beatificação mais rápida era de José María Escrivá de Balanguer, fundador do Opus Dei, beatificado 17 anos depois de sua morte.
Contudo, o próprio João Paulo II pode bater o recorde de Madre Teresa, já que o processo de beatificação dele foi aberto no dia 28 de junho de 2005, apenas 61 dias depois de sua morte.
O processo de Madre Teresa foi transferido para a Congregação para a causa dos santos, que deve propor a canonização a Bento XVI, o único habilitado a proclamar a religiosa como Santa.

Fonte: VATICANO (AFP)

0 comentários:

Postar um comentário