segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O Ano da Fé

Pe. Reginaldo Manzotti

”Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.”I Pedro 3,15
Temos que estar atentos ao censo da nossa Igreja. Há uma grande evasão de fiéis porque estamos acomodados como Igreja e eu digo como padre. Nossos bispos estão clamando que os cristãos voltem para a Igreja. Precisamos responder sim ao Senhor.


Nesse ano da fé somos chamados a debruçar sobre o creio. Reze, medite e viva o creio. Do ponto de vista teórico e dogmático a nossa fé está expressa no Creio. Mas esse não é nosso problema. O problema é nossa incoerência daquilo que acreditamos com o que demonstramos na prática.


Nós católicos temos que amar a nossa Igreja e nosso Papa. Precisamos manifestar publicamente a fé que abraçamos. Precisamos ser apaixonados pela nossa Igreja a depositária da nossa fé.
Em meu computador tenho uma foto do nosso amado Papa Bento XVI utilizando um tablet como uma forte motivação para vivermos a nossa fé. A mensagem do evangelho é a mesma e temos que aproveitar todas as oportunidades.
A superficialidade da nossa fé é tremenda. Às vezes somos um empecilho para o Espírito Santo e para a Igreja. Não deixamos o Espírito Santo trabalhar em nós, com isso impedimos a ação de Deus em nossas paróquias e nossas comunidades. 

Resolva a tua vida e não estrague a comunidade.

Todos devemos olhar para os simples. Em meus 17 anos de Padre já vi muitas pessoas passarem por mim. E aqueles que são os mais simples, não complicam a caminhado com Deus. Eles se entregam incondicionalmente. A maior dificuldade de ser santo não é para os pecadores, é para os meios convertidos. 


Precisamos ter a coragem de Paulo e exortar nossos irmãos. O ano da fé vem tocar muitos eixos de nossa vida. Ele vem para purificar nossa alma de cristão pela metade. Não podemos ser sal insosso. Seja um cristão pra valer, não seja morno. Seja quente!
Jesus te convida para uma vida de santidade. Naquilo que Deus te convida é preciso dizer sim para Deus. Eu tive que renunciar a minha vida política para seguir a Cristo.
Se eu tenho a luz de Cristo em mim preciso coloca-la à vista.

Onde estão teus netos ? Onde estão teu filhos? Agente colhe o que plantamos. A primeira evangelização é dentro de casa. 


Nesse ano da fé queria que você pensasse: Será que não está na hora de você voltar ao poço de Jacó e pedir água pra Jesus novamente. A samaritana tinha uma vida mal resolvida. Assim como a samaritana tinha 5 maridos se pergunte agora: Quais são as cinco pendências que você precisa resolver hoje?

São Tomas de Aquino dá a receita contra depressão:

1- Tenha bons amigos
2 – Tome Banho
3 – Durma bem
4 – Não esconda de você mesmo quem você é.

“O povo está sedento a ir ao poço de Jacó. E nós temos a obrigação de dar essa água para o povo. ”O meu maior desejo é ouvir de um jovem: Eu olhei para o teu sacerdote e desejei ser padre.” 

A fé não é emoção. Quantos deixam de ir na missa porque não estão não estão “sentindo” vontade de ir a missa? Se você quer viver sua fé na base da emoção, você está redondamente errado. Você vai viver muito mais momentos de aridez, do que de consolação. Fé é encontro com o Senhor. Fé é adesão: Eu quero servir! Independente do que aconteça você não arreda o pé porque você é fiel a Jesus Cristo, à comunidade e ao Carisma.


Transcrição e Adaptação: Cristiane Viana
Fonte: cancaonova.com

0 comentários:

Postar um comentário