quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Siempre renuncias, Benedicto! (Todas as renúncias, Bento!)


A verdadeira causa da renúncia do Papa.
Eu tenho 23 anos e ainda não entendo muitas coisas. E há muitas coisas que não podem ser entendidas às 8 horas. da manhã, quando eu falar para dizer simplesmente: "Daniel, o Papa pediu demissão." Eu rapidamente respondi: "demissão?". A resposta foi mais do que óbvia, "É sim  Daniel, o Papa renunciou!"
Papa renunciou. Assim, os jornais vão acordar de manhã sem fim amanheceu o dia e para a maioria, que rapidamente perdeu a fé de alguns e muitos reforçou ele. E a demitir-se, é uma dessas coisas, que não são compreendidas.
Eu sou católico. Um de muitos. Daqueles que na infância foi levado para a missa, em seguida, levantou-se e agarrou a  apatia. Em algum lugar ao longo da estrada que tomou todas as minhas crenças e da Igreja do caminho, mas a Igreja não é para ser tomada por mim ou por qualquer pessoa (não pelo Papa). Em algum ponto da minha vida, eu me virei para pegar a minha mão amor espiritual (a maior parte da mão com a qual conduz uma criança encantada com ir à igreja, e dois pais extraordinários chamados guias) e, assim de uma forma banal, e, assim, reconheço de uma forma simples: eu sou católico. 
Um de muitos, sim, mas católico, no entanto. Mas sendo um doutor em teologia ou um analfabeto da escritura (o tipo que são milhões), o que todo mundo sabe é que o Papa é o Papa. Odiado, amado, objeto de brincadeiras e orações, o Papa é o Papa, e o Papa morre como Papa. Então, hoje, quando acordei com a notícia, eu, como milhões de seres humanos .. nós queremos saber porque?. Por que a renúncia do Sr. Ratzinger?. Você tem medo?. A idade o fez renunciar?. Você perdeu a fé?. Será que ganhou?. E hoje, depois de 12 horas, eu acho que encontrei a resposta: Sr. Ratzinger, deu a sua vida.
É simples assim.
O Papa renunciou a uma vida normal. Ele renunciou a ter uma esposa. Renunciou a ter filhos. Renunciou para ganhar uma renda. Renunciou a mediocridade. Ele deixou as horas de sono, para as horas de estudo. Renunciou ao cargo de um padre novo, mas também deixou de ser um sacerdote especial. Ele deixou de encher sua cabeça de Mozart para preencher de teologia. Renunciar a chorar nos braços de seus pais. Ele desistiu de estar com 85 anos, estar aposentado, curtindo os netos no conforto da sua casa e do calor de uma fogueira. Renunciou a desfrutar de seu país. Ele renunciou a tirar uma folga. Ele renunciou a sua vaidade. Renunciou para defender-se contra aqueles que o atacaram. Uau, eu sou claro, que o Papa era um tipo ligado à renúncia.

E hoje, mais uma vez mostra. Um Papa renunciou ao seu pontificado, quando ele sabe que a Igreja não está em suas mãos, mas em algo ou alguém maior, parece um Papa sábio. Ninguém é maior do que a Igreja. Nem o Papa nem os seus sacerdotes, nem a sua leigos, e os casos de abuso de crianças, e os casos de misericórdia. Ninguém é mais do que ela. Mas ser Papa agora no mundo é um ato de heroísmo (o tipo que são feitas diariamente em meu país e ninguém percebe). Certamente se lembra das histórias do primeiro Papa. Um tal .. Pedro. Como ele morreu? Se na cruz, crucificado como seu mestre, mas de cabeça para baixo.
 
 

Hoje, Ratzinger diz adeus do mesmo jeito, crucificado pela mídia, pela opinião pública  e crucificado por alguns de seus próprios irmãos católicos. Crucificado na sombra de alguém mais carismático. Crucificado em humildade, que dói muito para entender. É um mártir contemporâneo, daqueles a quem eles podem inventar histórias, aquele de que eles podem caluniar, aquele que podem  cobrar e ficarem sem resposta. E quando você responder, tudo que ele faz é pedir perdão. "Peço desculpas por meus defeitos". Nem mais, nem menos. Das minhas vestes de ser  humano. Eu poderia ser um mórmon, ateu, homossexual e abortista, mas para ver um cara, que se chamam de muitas coisas que se  torna divertimento de tantas pessoas, e responde bem .. essas pessoas não estão mais em nosso mundo.

Eu vivo em um mundo onde o que é engraçado tirar sarro do Papa, mas o pecado mortal é zombar de um gay (e também ser rotulado como ultrpassado, intolerante, fascista, nazista e de direita). Eu vivo em um mundo onde a hipocrisia alimenta as almas de todos nós. Onde se pode julgar um cara de 85 anos que quer o melhor para a instituição que ele representa, mas damos ainda porque "o que a renúncia não é?". Claro, porque no mundo ninguém renuncia a nada. Ninguém é preguiçoso demais para ir para a escola. Ninguém está com preguiça de trabalhar. Eu vivo em um mundo onde todos os homens de 85 anos estão em funcionamento (não ganhando dinheiro) e ajudando as massas. Sim, certo.

Bem, agora eu sei que o Sr. Ratzinger vive em um mundo que vai sentir falta dele. Em um mundo que não leu seus livros, e suas encíclicas, mas em 50 anos vai se lembrar de como, com um simples gesto de humildade, um homem foi Papa, e quando ele viu que havia algo melhor no horizonte, decidiu partir para o bem da sua Igreja. Será que o Sr. Ratzinger morrerá em paz, sem honras pomposas, sem um corpo exibido na Igreja de São Pedro, sem esperar por milhares de chorando de sua luz do ambiente, mas a luz de seu quarto que será desligada. Vai morrer como viveu um Papa: humilde.
Bento XVI, muito obrigado por renunciar.
Eu só quero pedir minhas desculpas mais humilde e sinceras, se alguém se sentiu ofendido ou insultado com meu artigo. Considero cada (Mórmons, os homossexuais, os ateus e abortistas) como meus irmão, não mais, não menos. Sorriam, que vale a pena ser feliz.
Fonte: Daniel, jovem argentino, blogueiro em: oehd.wordpress.com

1 comentários: