quinta-feira, 27 de junho de 2013

27 de junho - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.

O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro".

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um Ícone… E o que é um Ícone?
É como um mapa de um tesouro, um enigma, um código a ser decifrado. Por isso as figuras não são realistas. O artista, em cada detalhe, quer dizer alguma coisa especial…

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um Ícone…
A palavra ícone vem do grego: “eikôn” que significa ” imagem”.
O ícone é um portal para o mundo espiritual, por isso um Iconógrafo (a pessoa que pinta o ícone) precisa ser, antes de tudo, uma pessoa de Deus, tem que ter confessado, Tudo antes de pintar.
Depois de abençoado, o ícone é um “sacramental”: ganha o poder de atrair a graça de Deus.
Como descobrir os segredos de um Ícone?
Primeiro faça o Sinal da Cruz e peça o Espírito Santo para descobrir, depois pare diante dele e contemple… Contemple… Contemple… Até que seus segredos vão aos poucos aparecendo aos seus olhos…

Quais os segredos do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo?
Cabeça grande, nariz fino: significam sabedoria;

Menino Jesus com aparência de um garoto de 3 anos, idade da maioridade judaica, sinal de maturidade;
Os anjos anunciam a paixão de Cristo mostrando a cruz, a lança, a esponja e os pregos;
O fundo em ouro representa a luz do mundo divino, ela está em todas as partes e não existem sombras projetadas, tudo está nessa luz;
Os dedos da Virgem Maria apontam para Jesus como a indicar: “Este é o Senhor Nosso Deus”;
A sandália no pé do Menino Jesus, segurada por um fio, indica que menino, diante dos instrumentos da paixão, correu para o colo de sua Mãe. Quando temos medo, podemos correr também bem depressa para Ela;
O olhar de Nossa senhora está voltado para nós, nos desafiando a olhar para seu filho com gratidão por se deixar flagelar para nos salvar;
Sob o manto azul escuro, Maria veste uma túnica vermelha e um vel azul claro. No começo do Cristianismo, as virgens usavam a cor azul, símbolo da pureza, e as mães a cor vermelha, que significava a caridade.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós.

0 comentários:

Postar um comentário