terça-feira, 16 de julho de 2013

Peregrinos italianos se preparam para JMJ durante intercâmbio em Mato Grosso

Um grupo de 18 peregrinos italianos participa de um intercâmbio na cidade de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Os estrangeiros chegaram durante o final de semana e estão conhecendo a tradição e cultura mato-grossense. A atividade faz parte da Semana Missionária, em preparação à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada entre os dias 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro com o Papa Francisco.
De acordo com a Arquidiocese de Cuiabá, os peregrinos vieram da Arquidiocese de Cuneo, na Itália, para participar do evento na cidade carioca. No grupo estão 12 homens, sendo um padre, e seis mulheres, com idades de 18 até 35 anos. Eles foram recebidos no Aeroporto Marechal Cândido Rondon por outros jovens da arquidiocese cuiabana e estão hospedados nas dependências da Igreja São Sebastião, centro de Várzea Grande.
“Eles vieram por ocasião da JMJ. Antes já tinham um contato com os antigos padres da paróquia, que também eram italianos. Agora eles vieram conhecer a cidade e os projetos sociais que a igreja faz na região. É como uma pré-jornada, para viver aqui o que vão experimentar no Rio de Janeiro”, disse ao G1Marcos Daniel Pereira, pároco e padre da igreja onde os peregrinos estão.
Na noite de segunda-feira (15) os italianos participaram de uma missa e em seguida uma de integração com outros jovens da cidade. Na quarta-feira (17) o grupo deve viajar para a cidade de Ribeirão Cascalheira, a 893 quilômetros de Cuiabá. Na região os peregrinos vão participar de novas atividades de intercâmbio. Um padre brasileiro que domina a língua italiana acompanha o grupo durante o trajeto e visitas. Após as viagens os peregrinos seguirão para o RJ.
Semana Missionária e Jornada Mundial
A Semana Missionária é um conjunto de atividades adotadas em todo o país, onde jovens que vão participar da JMJ fazem uma preparação ao evento para receber e interagir com estrangeiros e pessoas de outras cidades. A ideia é fazer com que os jovens conheçam a cultura e história desses locais. Em Cuiabá a Semana Missionária começa nesta terça-feira e vai até o dia 21 de julho.

No sábado (20) a arquidiocese promove vários shows no Memorial João Paulo II, no Bairro Morada do Ouro. A programação prevê apresentações de bandas católicas regionais e show nacional com o cantor Davidson Silva, da Comunidade Shalom.
A última atividade está prevista a partir das 7h de domingo (21) onde os jovens participam de uma caminhada de sete quilômetros com saída da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá (centro) até o Memorial João Paulo II. Na ocasião os jovens vão carregar réplicas da Cruz Peregrina e Ícone de Nossa Senhora, objetos considerados símbolos da JMJ.
A Arquidiocese de Cuiabá é composta por 27 paróquias e 429 comunidades, incluindo as cidades próximas, como Barão de MelgaçoRosário Oeste e Santo Antônio do Leverger. Apenas de Cuiabá está prevista a participação de pelo menos mil pessoas na JMJ.
A XXVIII JMJ será realizada entre os dias 23 e 28 de julho de 2013 na cidade carioca. A programação da jornada varia em catequeses promovidas pelos bispos em vários idiomas, missas, festivais culturais de música e dança. Os jovens também terão uma via-sacra e uma vigília com a presença do Papa Francisco.
Fonte: g1.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário