quarta-feira, 23 de abril de 2014

Como viver o Tempo Pascal

alt

“Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte por amor, aleluia!” Após os quarenta dias da Quaresma, podemos finalmente cantar o júbilo de nossas almas: “Cristo ressuscitou, aleluia!”
Cristo, o Senhor, Deus encarnado, padeceu a dolorosa Paixão por amor a nós. Seu sacrifício, no entanto, o outorgou maior glória, pois “Ele ressuscitou, como disse, aleluia!”.
Se no Tempo Quaresmal tivemos a oportunidade de praticar o jejum, a caridade, a penitência e a oração, como deve ser a nossa vivência do Tempo Pascal? Podem nos ajudar algumas pessoas que se encontraram com o Senhor Ressuscitado logo nos primeiros dias: Maria Madalena, os Discípulos de Emaús e Tomé.
Procurar o Senhor sem se cansar
“Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo... Jesus perguntou-lhe: Mulher, por que choras?... Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor” (cf. Mt 28,1; Jo 20, 11.15.18).
O encontro de Jesus com Maria Madalena nos revela que devemos, neste Tempo Pascal, procurar o Senhor sem nos cansarmos! É o tempo favorável, no qual o Senhor se deixa encontrar por todos aqueles que O procuram de coração sincero. “Por que choras”, Jesus pergunta a cada um de nós. Agora é tempo de alegria, de júbilo, pois mesmo em meio à dor nós podemos encontrar e ver o Senhor! E qual é o melhor lugar para encontrar Jesus Ressuscitado?
A Palavra a e a Eucaristia
“Naquele mesmo dia, no primeiro dia da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles, e começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele. Depois que Jesus se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram e eles o reconheceram” (cf. Lc 24,13.15.27.30s).
Jesus partilhou com os discípulos de Emaús o pão da Palavra e o pão da Eucaristia. O encontro do Senhor com esses discípulos nos ensina que os Sacramentos são os lugares mais favoráveis para vê-lo! Podemos sentir a real presença de Jesus quando escutamos sua Palavra com atenção e quando comungamos o seu Corpo e Sangue na Eucaristia. E isso nos leva à próxima prática pascal...
Viver em Comunidade
“Tomé, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Depois disse a Tomé: Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Tomé respondeu: Meu Senhor e meu Deus! Jesus lhe disse: Creste porque me viste? Bem aventurados os que não viram e creram!” (cf. Jo 20,24.26-29).
Os Sacramentos são celebrados em comunidade. A experiência de Tomé com Jesus é o retrato perfeito do que acontece quando estamos fora de comunidade: não há fé, não há a alegria da ressurreição, não há a paz que vem de Cristo. A partir do momento em que Tomé deixou-se envolver pela comunidade, ele pôde ter também a experiência de ver o Senhor.
Esses cinquenta dias do Tempo Pascal nos recordam que Jesus passou cinquenta dias aparecendo a seus discípulos, não ao mundo, mas às pessoas que creram nEle, ensinando-as, consolando-as e alegrando-as. O Tempo Pascal é justamente o tempo de VER o Senhor!
Procuremos pelo Senhor sem nos cansarmos, através da vivência sacramental em comunidade! Que Jesus Ressuscitado nos dê a sua paz. Amém.
Padre João Paulo Veloso
Arquidiocese de Palmas
Ministério Cristo Sacerdote RCCBRASIL
fonte: www.rccbrasil.org.br

0 comentários:

Postar um comentário