quarta-feira, 23 de março de 2011

Coordenador nacional do MUR indica práticas espirituais para a Quaresma 2011




“Subindo numa das barcas, que era de Simão,
pediu que se afastasse um pouco da margem
(...)quando acabou de falar, disse a Simão:
           'Avance para águas mais profundas e lancem as redes.'”
(Lucas 5, 3 e 4)




 Rio Branco, Acre, março de 2011.


Em 2011, neste tempo de avançar decididamente e lançar as redes, conforme a moção que a RCCBRASIL tem vivido, carrego no coração a intenção de, frequentemente, escrever a todos vocês, luquinhas, dando direcionamentos, passando as orientações do nosso Movimento, enfim, fazer algo bem simples no intuito de gerar comunhão e motivação entre nós! Não serão longos “tratados”, até porque não tenho capacidade para tanto, mas palavras que se caracterizam mais como uma partilha pessoal escrita, feita a cada um. É uma forma que vejo de avançar este ano, dentre tantas outras que o Espírito já tem motivado.

Como é costume em nosso país, boa parte das atividades rotineiras inicia, com mais força, após o carnaval. Para nós é uma etapa importante do ano, pois as universidades começam suas aulas ou, nos ambientes de trabalho, os profissionais voltam de férias e, com isso, os nossos GOUs e GPPs reúnem-se novamente. Enfim, é um período que, de fato, retomamos com mais vigor a nossa missão diária. Porém, para nós, cristãos católicos, muito mais importante que o carnaval é o período posterior a ele: a Quaresma, quarenta dias que a Igreja nos convida a ter uma experiência pessoal com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E este é o foco da mensagem que quero partilhar com vocês.

Na passagem do Evangelho de Lucas acima mencionada – que é parte da Palavra que nos motiva em 2011 – vemos que Jesus pediu em dois momentos a Pedro para que “ele se afastasse da margem”, indo para águas mais profundas. Particularmente, fico imaginando que este tenha sido o grande momento de experiência de Pedro com o Senhor. Neste caminho, da margem para as águas mais profundas, ele vivenciou, mesmo que por alguns minutos, um momento pessoal com o Mestre; experimentou, ali, seu primeiro amor a Jesus ,e nós sabemos que foi um acontecimento que mudou sua vida por completo a partir de então. Assim, fazendo um paralelo (de modo muito simples, diga-se) deste caminho com o período Quaresmal, vejo que nesses quarenta dias o Senhor nos convida a “sair da margem” junto d'Ele, em nosso barco, em nosso coração. Ou seja, sair de um relacionamento superficial, daquele comodismo e tibieza que muitas vezes entram em nosso coração, a “realizar uma conversão profunda da nossa vida, deixar-se transformar pela ação do Espírito Santo”.

Convida-nos a avançar com Ele para um local novo, onde, posteriormente, com grande ânimo lançaremos as nossas redes. Por isso, espero que nessa Quaresma possamos viver esta mesma experiência de Pedro: encontrar Jesus, estar com Ele de forma íntima, única e pessoal. Deixar que Ele modelo o nosso coração, lave a nossa alma, nos dê coragem e nos mostre para onde devemos ir. Existem caminhos para conseguirmos vivenciar esta realidade.

Além do foco que devemos dar à oração, esmola e jejum – ações que a Igreja mostra como caminhos a serem percorridos na Quaresma – proponho mais duas atividades que podemos dar uma atenção especial. Friso que são propostas: a) a RCCBRASIL possui, desde 2010, o projeto Amigos de Deus que tem por objetivo reconstruir a nossa identidade católica carismática por meio das práticas espirituais. Aproveitar esse tempo para retomar tais práticas será algo, sem dúvida, muito proveitoso a nós, sob o ponto de vista espiritual e missionário; b) dom Alberto Taveira, Arcebispo de Belém do Pará e Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL, há alguns anos tem proposto a realização de um Retiro Popular, com reflexões diárias durante a Quaresma.

Este ano o tema do retiro é “Peregrinos” e possui como uma das inspirações uma passagem bíblica que nos tem motivado neste início de ano: Salmo 84 (83). Tal obra pode ser adquirida em boas livrarias católicas. Entendo que está “em cima da hora”, porém temos tempo para nos organizarmos de alguma forma. Portanto, queridos irmãos, estas são as palavras que desejo dirigir a vocês. Ainda estamos em fase de preparação para tudo o que Senhor fará em nossas vidas em 2011. Que nesse período quaresmal possamos viver verdadeiramente um tempo de conversão e fortalecimento, ganhando ânimo e coragem para que, durante os próximos meses, lancemos nossas redes na certeza da pesca abundante!

Que o Espírito Santo, por intercessão da Virgem Mãe, nos impulsione, abençoando a cada um de nós! Um grande e fraterno abraço!

Em Cristo Jesus,
  
 

Felippe Ferreira Nery é Coordenador Nacional do Ministério Universidades Renovadas.

0 comentários:

Postar um comentário