sábado, 26 de novembro de 2011

Reflexões de uma Pioneira, Patti Gallagher Mansfield

"Eu quero um milagre!"

Estas foram as palavras que eu coloquei em um mural em 18 de fevereiro de 1967, durante o final de semana em Duquesne. Dificilmente poderia imaginar que o milagre que Deus enviaria tinha relação com um mover do Espírito Santo de alcance mundial, agora abrangendo mais de 120 milhões de católicos.

"Assim que o Espírito Santo intervém, Ele deixa as pessoas maravilhadas. Ele cria acontecimentos de novidades extraordinárias. Ele muda radicalmente as pessoas e a história." (Palavras do Papa João Paulo II na Vigília de Pentecostes, 1998.) Nós somos testemunhas que o Espírito tem intervindo! Sim, nós estamos maravilhados! E Ele está no processo de renovar, não somente a nós, mas a face da terra! Durante estes mais de 40 anos, estas são as perguntas que eu tenho feito com maior freqüência.

Por que Deus começaria um mover tão significativo do Espírito Santo com um tão insignificante grupo de pessoas?
É do estilo d´Ele! Não é maravilhoso que nosso Deus seja tão humilde que chega a se unir aos menores... pastores, carpinteiros, pescadores? No nosso caso, foram universitários comuns que se tornaram os receptores de uma visitação extraordinária do Espírito Santo. Imagino que o Senhor queria deixar totalmente claro que a Renovação Carismática era sua idéia, sua iniciativa, sua obra. Foi, e ainda é, pura graça: um presente sem merecimentos!
A lição: Deixe Deus ser Deus! Ore, busque-o, então, espere-o agir. Possivelmente, outra lição é que Deus quer mobilizar jovens e leigos para a Nova Evangelização ainda a nossa frente. Invista em jovens e peça a Deus para enviar um novo mover do Espírito sobre eles.
O que está no coração da Renovação Carismática?
A efusão do Espírito Santo! Meu resumo de receber a efusão do Espírito Santo se encontra em Romanos 5:5.
"Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." Milhões agora conhecem o Pai como "Abba"... um "paizinho" querido. "Jesus é o Senhor" não é apenas uma frase da Bíblia. É vida, e vida abundante! Para conhecer Jesus como um Salvador vivo, Mestre, Amado, SENHOR - tudo isso é graças à efusão do Espírito. O Espírito Santo já não é mais a Pessoa esquecida da Trindade, mas Aquele a quem invocamos com um incessante "Vem, Espírito Santo!" sobre cada aspecto de nossas vidas e trabalho.
A lição: Todos podemos levar as pessoas à experiência da efusão no Espírito. É uma graça para a Igreja toda. Lembre o que a efusão no Espírito tem feito a você. Conte sua história novamente. Ofereça Seminários de Vida no Espírito, planeje Dias de Renovação, retiros, conferências onde as pessoas podem vir a ter contato com este canal vivo de graça o qual é a efusão no Espírito.
Pastores, encorajem seus jovens para receberem tanto os dons carismáticos quanto os santificantes do Espírito na Confirmação. Os membros de sua comunidade já renovaram a Confirmação como nós renovamos nossa promessas batismais? Na Vigília de Pentecostes de 2006, o Papa Benedito XVI conduziu uma cerimônia de renovação do Sacramento da Confirmação com 400.000 membros de movimentos eclesiais e novas comunidades. Foi este impulso a “Renovar a Confirmação” no Final de Semana em Duquesne que nos conduziu à Efusão no Espírito.

Como você se sente por ter estado lá no começo e em ver o alcance deste movimento hoje? Como você se sente por ter falado com o Papa Benedito XVI representando todos os movimentos na Vigília de Pentecostes no último ano?
Sinto-me de uma certa forma como Nossa Senhora. O que um “Sim” pode realizar! Quando Maria disse seu “Sim” a Deus, ela não poderia imaginar as ramificações daquele consentimento...daqueles mistérios – gozoso, luminoso, doloroso, glorioso – que a esperavam. A entrega de Maria mudou o curso da história da humanidade e agora todas as gerações a proclamam abençoada. Seu “Sim” e meu “Sim” são o mesmo. Eles geram uma cadeia de eventos na vida de outros cujas conversões estão ligadas às nossas. Isto é realmente misterioso e maravilhoso. Não posso lhe dizer quantas pessoas ao redor do mundo se sentem ligadas a mim simplesmente porque eu disse “Sim” a Deus no Final de Semana em Duquesne quando ainda era uma jovem de 20 anos.
A lição: Seja como Maria com uma abertura radical ao plano de Deus. Lembre-se: “Você é obra Deus, criada em Cristo Jesus para as boas ações que Deus preparou de antemão para que você as pratique” (Ef. 2,10). Esta passagem veio atualíssima para mim no momento em que permaneci diante do Santo Padre, em junho passado, ciente de meu nada e ainda assim confiante. (“apesar da audácia”, como St. Teresa costumava dizer), confiante no poder do Espírito de Deus. Quem sabe, quantas surpresas os Espírito Santo reserva para você!

Patti Mansfield e seu esposo trabalham
em tempo integral com a RCC de Nova
Orleans. Eles são receptores da medalha
papal: Pro Ecclesia et Pontifice.

“Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou imaginamos, a Ele seja dada glória na Igreja e em Cristo Jesus por todas as gerações. Amém!” (Ef. 3,20)

1 comentários:

  1. Essa é a segunda pregação da Patti, Aqui em Vila Velha-ES deste ultimo final de semana (20/11/11).

    Patti prega no Brasil na cidade de Vila Velha-ES, nessa pregação você vai ser inspirado a orar em línguas de um jeito inspirado pelo Espírito, somos convidado a deixar a forma mecânica de orar e deixar Deus suscitar um canto novo. Patti Gallagher Mansfield nasceu em Irvington, Nova Jersey (E.U.A.). Graduou-se pela Universidade de Duquesne em 1968. Em fevereiro de 1967, quando estudante universitária, Patti participou do "Fim de Semana de Duquesne". O seu testemunho tem sido divulgado em diversos países e ela freqüententemente é convidada para ministrar palestras, conferências, retiros e seminários em seu país de origem e ao redor do mundo. Patti é mãe de quatro filhos e casada com Al Mansfield, coordenador da RCC em Nova Orleans (E.U.A).

    Acesse no YouTube o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=Y3_huMx0rkg

    e para ver os outros vídeos acesse o Canal no YouTube:
    http://www.youtube.com/user/patolino36?feature=mhee

    ResponderExcluir