terça-feira, 8 de maio de 2012

Padre Antonio Spadaro: a vivência da fé em tempos de internet

"Uma das perguntas que eu me faço é não apenas como a internet pode ajudar a Igreja, mas também como a fé pode ajudar a compreender melhor o significado profundo da rede, o seu papel na história da humanidade". A frase é do padre italiano Antonio Spadaro, uma das maiores autoridades do mundo em cyberteologia, o campo do pensamento que estuda a relação entre a internet e a fé.
Padre Spadaro é um dos convidados especiais do primeiro Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que será promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio das comissões para a Juventude e para a Comunicação, entre os dias 18 e 20 de maio.
Ordenado em 1996, Spadaro tem 45 anos, é jesuíta e dirige a prestigiosa revista Civiltà Cattolica, fundada há mais de 160 anos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já publicou 15 livros, entre eles,Cyberteologia. É um estudioso das novas tecnologias e da forma como as novas formas de comunicação estão mudando os comportamentos e a vivência da fé. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor de dois conselhos pontifícios: de Cultura e de Comunicações Sociais.

Em breve entrevista aos Jovens Conectados, Spadaro lembra que a internet tem um papel cada vez mais importante na construção da identidade religiosa dos jovens, e fala sobre a expectativa de se encontrar com os jovens comunicadores brasileiros. Veja a seguir:

Jovens Conectados: O que é a Cyberteologia?

Padre Spadaro: A Rede hoje tem um forte impacto sobre nossa vida. Ela toca, de fato, o modo de nos relacionarmos uns com os outros, mas também nosso modo de conhecer a realidade e de pensar. A pergunta, portanto, é: não terá a internet também um impacto no modo de pensar a fé? A cultura do cyberespaço coloca novos desafios à nossa capacidade de pensar a fé, de formular e de escutar uma linguagem simbólica que fale da transcendência na nossa vida. Logo, a cyberteologia é a reflexão sobre o pensar a fé à luz da lógica da rede. Como essa pode modelar a escuta e a leitura da Bíblia, o modo de compreender a Igreja e a comunhão eclesial, a Revelação, a liturgia, os sacramentos: os temas clássicos da teologia.

Jovens Conectados: Como a comunicação pode transformar a vida dos jovens?

Padre Spadaro: Cada vez mais a internet contribui na construção da identidade religiosa dos jovens, pois a rede não é um instrumento, mas um ambiente. Um estudante meu uma vez disse: “amo o meu computador porque dentro dele estão todos os meus amigos”. É um paradoxo, mas contém uma certa verdade. Estamos sempre mais conectados entre nós. O desafio é transformar essa conexão em uma relação forte, em comunhão. Uma coisa contudo é clara: “comunicar” significa sempre menos “transmitir” (broadcasting) e sempre mais “compartilhar” (sharing). E isto muda a vida.

Jovens Conectados: O que espera do encontro com os jovens brasileiros no Seminário Nacional de Jovens Comunicadores?

Padre Spadaro : Primeiro, espero conhecer melhor a realidade dos jovens comunicadores cristãos do Brasil.  Ao contrário de outras culturas mais ligadas ao conceito abstrato e ao desapego, a cultura brasileira, tal como a conheço, é muito ligada às relações e à intensidade. Essa energia é o combustível da comunicação humana, e é também a verdadeira força da melhor cultura da rede. Já vivi, em julho passado, um seminário sobre comunicação com os bispos do Brasil. Foi uma experiência fundamental para mim. Enfim, espero aprender muito.

Conheça o padre Antonio Spadaro (links em italiano)

Twitter: @antoniospadaro

Serviço
Seminário Nacional de Jovens Comunicadores
Brasília, 18 a 20 de Maio
Dia 19/05 às 9h30, palestra com Padre Antonio Spadaro - Jovens Católicos: comunicação que transforma vidas
Dia 19/05 às 14h – debate com Padre Antonio Spadaro – Jovem Católico: mística do comunicador
Por Moisés Nazário, Com informações do IHU Online

0 comentários:

Postar um comentário