sábado, 27 de abril de 2013

SEGUIR O EXEMPLO DOS SANTOS


Os séculos carregam uma história cheia de heróis que alteraram o rumo da humanidade devido aos seus feitos. No entanto, há um seleto grupo de pessoas que merecem devida atenção. São os santos da Igreja Católica.
A princípio, são indivíduos de diversas raças, cores, países, classes econômicas, dentre outros aspectos com um ponto semelhante entre si: foram bons em suas ações e visavam a santidade.
O que é ser santo? O que é ter santidade? O apresentador do programa ‘Trocando Ideias’ da TV Canção Nova, professor Felipe Aquino, diz, em um de seus textos, que “a santidade é basicamente a estreita união do homem com Deus. Desse contato resulta a perfeição moral. O Senhor é santo por natureza; os homens são santos à medida em que se aproximam d’Ele”, por meio da Verdade.
“Um cristão não deveria fazer coisas extraordinárias, mas sim fazer extraordinariamente bem as coisas ordinárias”
O Papa Bento XVI, em um de seus textos, convida-nos a ser familiar de algum santo para estarmos próximos d’Ele por meio da oração e vê-lo como exemplo a ser seguido. O Sumo Pontífice, por exemplo, disse admirar Santo Agostinho, pois esse homem nunca viveu superficialmente; sempre buscava a Verdade. Ele a procurou na carreira, no prestígio, na posse material e naquilo que lhe prometia felicidade imediata. Cometeu diversos erros, sofreu muito, mas também acertou. Entretanto, percebeu, como escreveu em seu livro ‘Confissões’, que a Verdade estava sempre ao seu lado, nunca havia o abandonado e esperava uma oportunidade para emergir em sua vida.
Seguindo a sugestão acima, o interessante é saber a história do santo que possui o seu nome. Meu nome é Thiago, logo São Tiago Maior seria meu alvo de estudo. Sem dúvida, inspirar-se nessas pessoas de fé trará mais confiança para se conquistar a santidade; e para tornar-se santo é pertinente o conselho de São Vicente de Paulo: “um cristão não deveria fazer coisas extraordinárias, mas sim fazer extraordinariamente bem as coisas ordinárias”.
Então, que tal iniciar uma pequena boa obra hoje?
Por: Thiago Thomaz Puccini
Font

0 comentários:

Postar um comentário